Entsu

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Entsugira.gif

Entsu, em cari, Ved, em senzar, ou Kyandra, em agarti, é o primeiro e maior satélite do planeta Kishar. Desprovido de atmosfera, é muito branco e brilhante devido a sua superfície coberta de óxidos de cálcio, titânio e alumínio. Tem 2.330 km de diâmetro, 1/205 da massa da Terra e gravidade de 0,14 g. Sua órbita tem período de 14 dias de Kishar e raio de 238.600 km. Sin mantém sempre a mesma face voltada para Kishar e seu diâmetro aparente é de 32’, semelhante ao de Shapash. Visto de Kishar, sua magnitude chega a -15,1 em sua fase cheia, cerca de sete vezes mais brilhante que a Lua cheia vista da Terra.

Panteão

Entsu é também o nome do deus cari da sabedoria teórica, marido de Nikkal e pai de Shapash e Belit.

Entsu é considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Pasdiá ou magia astral, que lida principalmente com ilusões, manipulação da consciência, hipnose e viagens astrais.

Astrologia

Entsu1.jpg

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Entsu é o sentimento, introvertido. É uma excelente compreensão dos reais sentimentos e relacionamentos das outras pessoas. Desejam alcançar relações cordiais e amigáveis com os outros. Não suportam rudeza e violência. São delicados, amáveis e atenciosos. Tentam mostrar sua compaixão para outro com ações tanto com palavras. Sua compreensão das pessoas e das experiências da vida sempre os ajuda a encontrar seu lugar na sociedade.

Sua segunda força é a intuição, extrovertida. Estão preparados para gastar tempo, energia e esforço ajudando as pessoas em suas reais necessidades. Sua aspiração é criar ambientes calmos, harmoniosos e livres do conflito, em que os outro sintam-se confortáveis expressando seus talentos. São conselheiros e pacificadores eficazes. Perdoam os outros por seu comportamento negativo, apelando à consciência das pessoas quando se trata de questões éticas.

Um ponto fraco é o pensamento, introvertido e limitado. Entsus estão interessado nas razões por trás dos atos das pessoas. Analisam com cuidado tudo que diz respeito a elas e a seus ambientes. Frequentemente os resultados não são tão satisfatórios, deixando-os deprimidos e pessimistas, especialmente quando se trata do comportamento antiético dos outros. Seu senso de compaixão é freqüentemente mais forte do que seu senso de justiça.

Sua maior vulnerabilidade é a ação, extrovertida e imatura. Faltam-lhes frequentemente resolução, iniciativa e capacidade para defender uma idéia com firmeza. Não querem parecer intrometidos, ou chamar a atenção para si mesmos de forma imprópria. São pessoas modestas e pouco agressivas. Hesitam em reagir a provocações, preferindo manter seus sentimentos para si mesmos. São freqüentemente sensíveis e perfeccionistas. Dão demasiada atenção aos detalhes e à qualidade em seu trabalho.

Entsus têm uma característica expressão facial de serenidade. Muitas vezes lembram pinturas de santos. Seus rostos transmitem a sensação de que sua alma está sofrendo, mesmo quando não está. Os rostos costumam ser ovais perfeitos, mas também podem ser retangulares. Seus narizes são geralmente retos e ligeiramente alongados, mas não proeminentes. Não mostram emoções positivas intensas, simplesmente sorriem. Suas expressões faciais reprovam abertamente acontecimentos abomináveis. A mesma coisa se percebe na sua entonação. Em muitos casos, têm uma figura esbelta e ascética. Seus movimentos freqüentemente são desajeitados embora não sem flexibilidade. Compassivos com figuras mais cheias são menos móveis e ativos. Ao andar, mantêm os pés juntos e paralelos ao chão, dando passos curtos.

São geralmente muito modestos, o que também se vê na sua escolha de roupas. De vez em quando, podem usar algo muito berrante e de acordo com a última moda, o que é especialmente notável nos homens. Preferem observar as pessoas por algum tempo antes de fazer contato a fim de identificar a hierarquia social do grupo. Normalmente não tomam a iniciativa quando fazem um primeiro contato.

Entsus podem ser muito suscetíveis e isso pode tensionar a atmosfera de uma conversa agradável. Às vezes adotam um tom monótono que pode acabar com qualquer jovialidade por parte do outro. Têm uma habilidade especial para escutar as pessoas e em por isso frequentemente lhes pedem conselhos ou simpatia. Nunca afastam as pessoas e estão sempre preparados para escutar o tempo que for necessário para que os outros se sintam melhor, mesmo quando teoricamente têm mais o que fazer. Estão sempre prontos a ajudar amigos nas situações difíceis da vida. Não se importam com palavras, mas com ações reais.

Não são bons para fraudes e trapaças, mas isto não os impede de às vezes tentar. Se chegam a fazê-las, depois se sentem muito mal consigo mesmos. Isto lhes dá a reputação de pessoas ingênuas e pouco práticas. São muito conscienciosos em seu trabalho. Fazem tudo com cuidado, dando grande atenção à qualidade de seu trabalho. Exigem limpeza e ordem. Em casa, mantêm tudo arrumado, guardando com cuidado seus pertences, especialmente as mulheres. Gostam de um estilo de vida calmo e comedido e por isso tentam antecipar e preparar tudo de antemão, o que freqüentemente os faz muito confiáveis.

Entsus sabem como estabelecer a paz entre partes em conflito. Tomam uma posição neutra nos conflitos, freqüentemente sendo bombardeados por ambos os lados. Não conseguem pressionar, gritar ou mostrar agressividade. Em vez disso, punem os transgressores ignorando-os completamente, até que se deem conta de seus erros e se desculpem. Não gostam de aparecer: quando todos trabalham, eles também trabalham, quando todos descansam, eles também descansam. Entsus freqüentemente não suportam violência, conflito e representações gráficas de ferimentos. Não conseguem permanecer em espaços fechados por períodos longos.