Firém

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Firem)
Firém leve de observação e ataque
Firém de uso pessoal

Firém, palavra senzar, é uma aeronave atlante, usada pela marinha, pelo exército e também por indivíduos ricos. Podem operar e pousar tanto sobre o mar quanto sobre a terra e são capazes de navegar como navios comuns. São usados para transporte, reconhecimento, bombardeio e ataque a veículos aéreos inimigos, em apoio à Marinha ou ao Exército. Movidos exclusivamente por propulsão mágica, não são inteiramente confiáveis: sob certas configurações astrológicas, podem tornar-se incapazes de voar. Usam uma magia e uma tecnologia diferente dos veículos aéreos agartis chamados vimanas, que são mais confiáveis, mas em geral não são capazes de navegar como barcos.

Há vários modelos e tamanhos de firém:

  • pesada - com cerca de 1.300 toneladas e 100 metros de comprimento. Levam cerca de 100 tripulantes. Atingem velocidades de 30 nós n'água e 500 quilômetros por hora no ar. Há quinze desses veículos na marinha atlante e seu custo é da ordem de doze milhões de ases.
  • média - têm em torno de 130 toneladas e 40 metros de comprimento, com cerca de 50 tripulantes. Sua velocidade é de até 23 nós n'água e 360 quilômetros horários no ar. Há cem desses veículos na marinha atlante e seu custo é da ordem de um milhão de ases.
  • leve - com cerca de 15 toneladas e 18 metros de comprimento, levam 12 tripulantes. São usados tanto na marinha quanto no exército, principalmente em missões de observação e reconhecimento, ocasionalmente de bombardeio. Há alguns também nas mãos de civis poderosos. Atingem velocidades de 18 nós n'água e 160 quilômetros horários no ar. Custam em torno de 130 mil ases.
  • pessoal - com cerca de 2 toneladas e 12 metros de comprimento, levam apenas 2 pessoas. Atingem velocidades de 14 nós n'água e 140 quilômetros por hora no ar. São usados principalmente por civis ricos. Custam em torno de 15 mil ases.