Galó

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Gahlo)
Galo5.jpg

Galó (gahlo na grafia própria, "casa de família") é a típica unidade residencial senzar, geralmente compartilhada por vários casais e gerações ligadas à mesma gah, ou família matrilinear.

As galós senzares são geralmente formadas por quatro blocos em torno de um pátio central, no meio do qual há uma fonte. Efeitos decorativos são obtidos com a combinação de pedras negras, vermelhas e brancas nos muros e paredes. No meio ou no canto de um dos blocos costuma haver uma torre ou mirante, às vezes rematada por um domo pontudo, chamada diodar.

A mobília costuma ser simples e os espaços internos amplos e despojados, com paredes decoradas com afrescos vivamente coloridos. Nas residências mais simples, usam-se redes ou esteiras para repousar e dormir. As janelas são providas de um material semelhante ao vidro, mas menos transparente e mais resistente. Sempre há algum afastamento entre uma residência e outra, apesar de ficarem mais juntas umas das outras em bairros mais pobres.

Uma galó pode abrigar uma gah propriamente dita ou uma família nuclear de estatuto elevado com seus servos e agregados. De uma forma ou de outra, cada unidade residencial abriga tipicamente dez a trinta pessoas e algumas reúnem centenas.