Gau

De Crônicas de Atlântida - Wiki

Gau é "escola" em senzar. A educação básica é gratuita e obrigatória para todos os cidadãos livres em Atlântida e também para os posciós e nuciós e inclui letramento básico (600 caracteres senzares, sem incluir os 1.000 caris), aritmética básica, história, kisharografia, leis, música, dança e educação física. É gratuita também para os rarciós, mas estes só podem frequentá-la com permissão de seus senhores. A educação de nível médio e superior é também gratuita, mas oferecida apenas aos que o Estado julga merecedores.

Existem também escolas mantidas pelas guildas, que oferecem cursos ligados à profissão e de formação cultural, que em geral não são gratuitas, mas são subsidiadas pelo tesouro da guida para que sejam acessíveis a seus membros plenos.

O Estado e a sociedade atlante dão muito valor e atenção ao desempenho escolar. Uma criança que se destaque pode subir um ou dois graus na Hierarquia civil ao concluir o curso, antes mesmo de chegar a adolescente. Se for servo ou escravo, pode mesmo obter sua alforria do Estado, que se encarrega do restante da educação. A educação média e superior também oferecem oportunidades semelhantes.