Tersis

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Grande Planície)
Planície de Tersis

Tersis, ou Grande Planície, é a planície inundável canalizada que é o celeiro agrícola do reino de Atlântida. A planície é cercada de montanhas que se prolongam até o mar e estende-se ao norte da capital, Atlântis. É plana, de nível uniforme e oblonga no conjunto; seus lados medem três mil estádios, ou seiscentos quilômetros, de leste a oeste e dois mil estádios, ou quatrocentos quilômetros, de norte a sul, num total de 240 mil quilômetros quadrados.

A planície foi transformada, pela ação da natureza e pela obra de muitos reis, durante muitos séculos. Tem a forma de um quadrilátero, alongado e de lados quase retilíneos. Onde os lados se afastavam da linha reta, foi corrigida esta irregularidade, cavando-se o fosso contínuo que rodeia a planície, com trinta metros de profundidade e largura constante de duzentos metros. Como é cavado em torno de toda a planície, seu comprimento é de dez mil estádios, dois mil quilômetros. Recebe os cursos d'água que descem das montanhas, faz a volta à planície, retorna de um e de outro lado para a cidade, e de lá, esvazia-se no mar.

Da parte mais alta desse fosso, canais retilíneos, com a largura aproximada de trinta metros, cortavam a planície, indo juntar-se ao fosso, perto do mar. Cada um deles dista dos outros cem estádios, ou vinte quilômetros. Para carregar para a cidade a madeira da montanha, e para levar, de barco, os outros produtos de estação, cavaram-se, a partir dos canais, derivações navegáveis, de direção oblíqua umas em relação às outras e em relação à cidade.

Os canais secundários delimitam os 600 municípios da região, agrupados em 24 províncias, que somam 64 milhões de habitantes.