Festival da Folia

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Haulaka)
Haulaka1.jpg

O Festival da Folia (Haulaka Utsava, em agarti) é uma festa celebrada em Xambala-Manova no Equinócio de Primavera (correspondente ao dia 1º de Sementes, quando se comemora o Festival das Sementes no Calendário Senzar) e marca o início do ano agarti.

O festival representa um momento de relativo caos no qual se renova a ordem que deve ser observada no restante do ano. Nos quatro primeiros dias, as severas normas de moral e conduta dos agartis são relaxadas ou até invertidas. Castigos e punições menores são adiados ou cancelados, a maior parte dos trabalhos de rotina são suspensos e as pessoas acordam tarde e passam a noite em farras, do pôr ao nascer do sol. Crianças jogam cereais coloridos e água perfumada nos adultos, o que é considerado uma forma de desejar e propiciar abundância e boa sorte durante o ano. Toleram-se comportamentos normalmente proibidos ou reprovados, incluindo bebedeiras, namoros públicos entre jovens e contato físico entre pessoas de castas diferentes. Homens e mulheres casados frequentemente se divertem em separado e aproveitam, com discrição, a rara oportunidade de flertar com terceiros.

O quinto dia é dedicado à restauração simbólica da ordem e à expiação coletiva dos excessos cometidos nos dias anteriores por meio de jejuns e sacrifícios, antes que as pessoas retornem às suas rotinas.