Nikkal

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Nikkalgira.gif

Nikkal, em cari, Suquá, em senzar, ou Indu, em agarti, é o segundo satélite natural de Kishar. Desprovido de atmosfera, é de cor avermelhada devido à superfície coberta de óxidos de ferro, de forma que lança uma suave luz rosada sobre Kishar quando está na fase cheia e Entsu não está no céu. Tem 1.861 km de diâmetro, massa equivalente a 1/400 da Terra e gravidade de 0,12 g. Sua órbita tem um raio de 378.600 km e um período de 28 dias de Kishar ou 42 dias locais. Seu diâmetro aparente é de 17’, metade de Shapash. Vista de Kishar, sua magnitude é de -11,6 na fase cheia, ou 37% do brilho da Lua cheia vista da Terra.

Os senzares associam esse satélite com a deusa Sunó.

Panteão

Nikkal é também o nome da deusa cari das artes práticas, esposa de Entsu e mãe de Shapash e Belit.

É considerada pelos caris como a padroeira do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Sudiá ou tecnomagia, que lida principalmente com a criação de artefatos mágicos.

Astrologia

Nikkal.png

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Nikkal é a ação, introvertida. Uma curiosidade inexaurível pelos fenômenos que o rodeiam. Estão interessados em aventura e turismo, na justaposição das culturas e no estudo da natureza e da arquitetura. Sua necessidade fundamental é de conforto físico e material. Aspira a um estilo harmonioso, calmo e saudável da vida. Têm um gosto estético desenvolvido.

Outro ponto forte é o pensamento, extrovertido, um bom senso de negócio. Geralmente só empreendem projetos que sentem que lhes trarão vantagens materiais e ficam longe de aventuras pouco lucrativas. Podem trabalhar muito duro para conseguir um objetivo. Seu método de trabalho é deliberado, constante e com atenção aos detalhes. Planejam cada detalhe de seu trabalho e preparam todos os itens necessários de antemão, freqüentemente se mostrando práticos e inventivos.

Um ponto fraco é a intuição, introvertida e limitada. Um dos problemas dos Nikkais é o ceticismo que emana de suas próprias experiências. Isto se manifesta numa visão pessimista de seu futuro, que pode causar depressão o desânimo e os conduz à apatia na vida pessoal e profissional.

O ponto mais vulnerável é o sentimento, extrovertido e imaturo. São incapazes de mostrar seus reais sentimentos aos outros que, por isso, podem pensar que são pessoas frias e indiferentes. Tentam resolver seus problemas sozinhos. Podem ser muito sensíveis à falta de emoções positivas dos outros, ao comportamento rude ou sem tato para com eles.

Nikkais têm normalmente uma expressão facial muito característica de serenidade e de fato mostram uma falta de emoção que pode ser interpretada como calma, mistério ou inacessibilidade. Alguns escondem sua falta da emoção atrás do sorriso ligeiramente artificial de uma pessoa que está buscando prazeres sensoriais. Suas expressões faciais freqüentemente mostram ceticismo ou desconfiança. Seus rostos são geralmente ovais e se estreitam para baixo, porém rostos mais quadrados não são raros.

Sua linha da boca é geralmente calma, reta e ligeiramente voltada para baixo nos cantos. Têm um característico sorriso de um lado só que, combinado com seu ceticismo pode às vezes ser interpretado como satisfação consigo mesmos. Seus dentes são frequentemente de largura igual e sua boca geralmente se mantém firmemente fechada mesmo quando relaxada. Têm também um característico andar elástico com os joelhos ligeiramente dobrados, dando-lhes uma característica caminhada sub-reptícia. Em muitos casos, têm estruturas físicas atléticas. Preferem roupas informais ou esportivas que parecem mais confortáveis do que estéticas. A roupa geralmente lhes cai bem.

São muito céticos em suas avaliações e ainda mais teimosos em suas opiniões. Muitas vezes, mesmo antes que a conversa comece, sua opinião já é firme e inegociável. Os debates com eles podem continuar para sempre. Mesmo quando parecem concordar, dificilmente mudam de opinião. Têm dificuldade em controlar suas emoções. Quando perdem o controle, podem tornar-se sarcásticos, rudes e excitados, levantando sua voz e gesticulando com fervor. Gostam dos sons consonantais, o que pode tornar seu discurso ligeiramente áspero e ressonante.

Raramente compartilham seus sentimentos com os amigos e jamais com pessoas que não conhecem bem. Tentam evitar pessoas que tentam entrar no de seu mundo emocional. Apreciam muito o equilíbrio espiritual e por isso estão interessados em todos os tipos de meditações. Geralmente não gostam de apertar as mãos, de abraçar e de formas semelhantes de cumprimento.

Quando estão fora de seu território, podem ignorar abertamente pessoas que já encontraram antes.

Tentam extrair um uso prático do que quer que façam. Não são definitivamente o tipo que trabalha impelido somente pelo entusiasmo. Podem parecer um pouco lentos para começar um novo trabalho, mas uma vez em movimento, tentarão conseguir o máximo de retorno possível. São pessoas muito práticas.

Nikkais exigem completa independência. Só permitem que as pessoas se aproximem até certo ponto, onde ainda estejam fora do alcance da influência exterior. Valorizam muito seus amigos e amizades. Procuram excitação ativamente e florescem quando corre a adrenalina.

Têm convicções próprias que procuram seguir, mesmo se são diferentes das normas e da moralidade comum. Isto pode dar a impressão que não estão interessados nas opiniões dos outros. Também têm muita persistência, que muito provavelmente vem de sua teimosia e lhes dá a reputação de pessoas obstinadas, rebeldes e até delinquentes, quando jovens.