Oricalco

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Sendu)
Oricalco1.jpg

Oricalco, em senzar sendu, é uma liga metálica produzida por alquimistas, usada em armas, blindagens e armaduras e também em arte e decoração. É semelhante ao latão em cor e densidade (8,6 g/cm³, 10% mais que o aço), mas é mais dura que o aço comum e praticamente imune a corrosão. Itens de oricalco costumam custar pelo menos o equivalente a seu peso em prata.

Sabe-se que cobre e zinco são os principais ingredientes, mas também são indispensáveis pequenas quantidades de ouro, prata e mercúrio. A exata formulação e os métodos de produção da liga são conhecidos apenas dos mestres alquimistas organizados na guilda de Uanna e o da fundição e forja do oricalco pertence apenas aos mestres magos-artesãos da guilda de Nikkal. As duas guildas são cuidadosamente monitoradas pelo governo de Atlântida e seus integrantes proibidos de revelar seus segredos sob pena de morte. Além disso, praticamente ninguém domina as duas etapas da produção. É um dos segredos mais bem guardados do Império Atlante, pois proporciona a seus guerreiros uma grande vantagem sobre os inimigos.

As melhores armas de aço produzidas por meios não mágicos (o isira dos agartianos) têm qualidades comparáveis e são ligeiramente mais leves, mas igualmente levam meses para serem produzidas e custam pelo menos três vezes mais.