Zemrém

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Zemrem)
Zemrém com blindagem de oricalco (Senrém)

Na terminologia naval senzar, zemrém é um navio de guerra de porte médio, de 1,5 mil a três mil toneladas e 200 tripulantes. Constituem a espinha dorsal da esquadra de Atlântida, que possui 1.200 desses navios.

A marinha atlante classifica as zemréns em três classes: zemréns simples ou dedréns (com blindagem de aço), zemréns ligeiras ou ginréns (praticamente sem blindagem) e zemréns de oricalco ou senréns (com blindagem de oricalco).

Uma dedrém desloca cerca de 2,7 mil toneladas; tem cerca de 64 metros de comprimento e 4,1 metros de calado; e desenvolve uma velocidade máxima de 17 nós com propulsão mágica, 5,7 nós com velas e 3 nós com remos. Há 600 desses navios na esquadra de Atlântida e custam cerca de 1,9 milhões de ases cada um. Pode levar 60 passageiros ou guerreiros, além da tripulação.

Uma ginrém desloca 2,6 mil toneladas; tem cerca de 76 metros de comprimento e 4,4 metros de calado; e desenvolve uma velocidade máxima de 23 nós com propulsão mágica (a maior atingida por navios de guerra atlantes), 7,2 nós com velas ou 3,7 nós com remos. Há 400 desses navios na frota de Atlântida e custam o mesmo que uma dedrém. Pode levar 90 passageiros ou guerreiros, além da tripulação. É a classe mais usada no combate a piratas.

Uma senrém desloca cerca de 1,8 mil toneladas; tem cerca de 53 metros de comprimento e 3,5 metros de calado; e atinge uma velocidade máxima de 18 nós com propulsão mágica, 6,2 nós com velas e 3,2 nós com remos. Há 200 desses navios na esquadra atlante, que custam cerca de 3 milhões de ases cada um. É usada contra as esquadras inimigas mais poderosas.