Shapash

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Ahd)
Shapashgira.gif

Shapash, em cari, Ad, em senzar ou Surya em agarti, é o sol de Kishar, praticamente idêntico ao Sol da Terra. Com cerca de 4,5 bilhões de anos de idade, da classe espectral G2V e magnitude +4,8, com massa de 2 nonilhões de toneladas (333 mil Terras). Seu período de rotação varia de 25 dias no Equador a 36 dias perto dos pólos. A gravidade é de 275 m/s² ou 28 g e a velocidade de escape é de 620 km/s.

O diâmetro equatorial é de 1.390.000 km (109 Terras), o volume é 1.300.000 vezes maior que o da Terra e a densidade média é de 1,4 g/cm³. A camada exterior visível, a fotosfera, tem uma temperatura média de 5.500 ºC (que cai para 4.000 ºC nas manchas solares). No seu núcleo, que tem 350.000 km de diâmetro, a temperatura chega a 15.000.000 ºC e a pressão a 340 bilhões de atmosferas.

Panteão

Shapash é também o nome dado pelos caris ao deus do sol, da luz e da ordem, filho de Entsu e Nikkal, irmão de Belit.

Shapash é considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Vandiá ou ioga, que lida principalmente com intensificação e transcendência da consciência e com o domínio do corpo.

Astrologia

Shapash1.gif

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Shapash é o pensamento, extrovertido: sua estrita lógica factual, que lhes permite fazer cálculos exatos em questões práticas. São pessoas muito realistas. Julgam com precisão a eficácia de empreender projetos. Estão sempre muito bem informados sobre seu campo de atividade. Sabem como usar recursos financeiros de forma racional e econômica, provendo a si mesmos e suas famílias e criando um confortável estilo de vida. Têm habilidade para organização.

Em segundo lugar, a ação, introvertida: apreciam muito a alta qualidade no trabalho acabado e não gostam de indisciplina e preguiça. Sabem criar boas condições de trabalho para si mesmos e para os outros. Preferem coisas sólidas e bem feitas e o alimento saboroso e saudável. Aspiram à prosperidade e a uma vida saudável e harmoniosa.

Um ponto fraco é o sentimento, extrovertido e limitado. Um dos problemas do Shapash é sua incapacidade de controlar inteiramente suas emoções. Podem facilmente perder a calma com amigos e parentes se eles não seguirem suas instruções e explicações ou quando seu comportamento contraria sua lógica e seu entendimento. Quando estão de mau humor podem ser muito diretos.

A maior vulnerabilidade é a intuição, introvertida e imatura, que resulta em incapacidade de planejar para o longo prazo. Encontram-se freqüentemente sobrecarregados com o trabalho que parece aparecer do nada e por isso freqüentemente precisam preparar de antemão os assuntos importantes. Às vezes lhes é difícil prever os perigos e infortúnios que ameaçam os seus planos e o fato de não terem conseguido prevê-los os irrita e pode mesmo deixá-los desequilibrados.

Shapashes têm uma característica postura ereta, como se suas costas fossem inflexíveis, dando a impressão de estarem executando uma manobra militar. Em muitos casos, são esbeltos. Entretanto, os mais corpulentos não são excepcionais, especial quando são mulheres. Mas mesmo nestes casos sua figura mantém a característica postura ereta.

Seu andar e seus movimentos são impetuosos, tensos e nervosos, mostrando uma tensão interna sinônima deste tipo. Acham difícil permanecer na mesma posição por períodos prolongados e freqüentemente se mexem durante a conversação. Suas roupas são geralmente de estilo clássico. Quando escolhem roupas dão muito mais atenção ao conforto e à qualidade do que à última moda. As mulheres não costumam usar coisas extravagantes. Mesmo quando tentam seguir a moda, suas escolhas mantêm sempre um elemento conservador.

Shapashes geralmente são muito cuidadosos e cautelosos com sua roupa, que está sempre limpa e bem cuidada. Podem manter uma roupa por muito tempo e sabem conservá-la. Mesmo quando alguns artigos são bem antigos, ainda parecem novos. Não gostam de desordem e descuido na sua aparência e em geral.

Quando interagem com desconhecido são sempre polidos e educados, observando as normas da etiqueta. Isto é especialmente visível nos homens, quando começam uma conversa com o sexo oposto. Não gostam de conversa fiada, nem de fofocas. Não gostam de familiaridade.

Gostam de fazer perguntas e descobrir os fatos. Não aceitam respostas nebulosas, exigindo dados concretos. Têm opiniões sobre quase tudo e as debatem e defendem ativamente. Nunca admitirão que estiveram errados. Quando querem culpar alguém por algo, descobrem uma maneira.

Shapashes são grandes defensores da praticabilidade; não compreendem e podem condenar as pessoas que têm fantasias ou propõem projetos fascinantes mas pouco práticos. Não gostam de preguiça ou desorganização. Não gostam de mudanças repentinas, preferindo um avanço lento mas seguro. Agem em nome da estabilidade. Têm pontos de vista conservadores sobre a família, principalmente quando são homens.

Embora pareçam controlar suas emoções, de vez em quando permitem a irrupção de explosões de fúria. Isto freqüentemente acontece quando algo vai errado ou alguém lhes diz como fazer seu trabalho, especialmente se não julgam o acusador competente no que estão fazendo. Quando estão com raiva, podem jogar e quebrar coisas e gritar, lembrando os fracassos de suas vítimas.

Shapashes tem uma tremenda capacidade de trabalho. Se necessário, podem trabalhar muitas horas por dia, sete dias por semana, sem descanso apropriado. Não podem ficar sem trabalhar por muito tempo. Gostam de trabalhar e em por isso estão sempre ocupados. Freqüentemente mostram qualidades de bons organizadores.

Em situações perigosas, agem com rapidez e determinação, sem se gabar disso mais tarde. Têm um enfoque direto para atingir seus objetivos. Acham difícil trapacear o que torna fácil apanhá-los e por isso geralmente têm uma reputação de honestidade. Não apóiam falsificações, fraudes ou mentiras. Não gostam pessoas superficiais, frívolas ou imprudentes. Obedecem à moral e aos costumes vigentes.