Anshar

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Anshargira.gif
Anshar

Nome senzar:
Denzin
Nome agartiano:
Aruna
Massa (Terra=1):
954,06
Gravidade (Terra=1):
5,79
Raio da órbita:
107,54 UAs
Período da órbita:
1.115,22 anos terrestres
Dia sinódico:
9,25 horas
Ano em dias locais:
1.057.191 dias locais
Diâmetro:
163.541 km
Densidade:
2,5 g/cm³
Temperatura média:
-245 °C
Número de satélites naturais:
57

Anshar (nome cari) ou Denzin (nome senzar) é um planeta azul gigantesco, ainda maior que Júpiter, com uma atmosfera de hidrogênio e hélio e nuvens brancas de metano cristalizado. O período de translação é de mais de mil anos terrestres e o raio de sua órbita é de 16,1 bilhões de km. Visto de Kishar, tem magnitude 10,6, de forma que só é visível com telescópios.

Possui 17 satélites de tamanho regular a grande, o maior dos quais é aproximadamente do tamanho de Erakal mas não passa de uma bola de gelo com um núcleo rochoso. Há também 40 satélites menores.

Panteão

Anshar é também o nome do deus cari do céu, das constelações e da astronomia, esposo de Kishar e rei dos deuses. Em sua homenagem, foi construída uma gigantesca torre em Ki, que também serviu para observações astronômicas. É pai de Nuru, Shadi, Kurgal e Nintu.

Anshar é considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Dendiá, associado a profecia e previsão do futuro.

Astrologia

Anshar.jpg

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Anshar é a intuição, introvertida. Sua virtude mais forte é a capacidade de predizer os eventos futuros. Podem predizer o comportamento das pessoas em situações particulares e como estas situações vão se desenvolver no futuro e então darem algum conselho útil ou advertir sobre os problemas e dificuldades que se aproximam. Têm também uma imaginação bem desenvolvida. São curiosos e têm facilidade para acumular informação sobre quaisquer assuntos interessantes.

Sua segunda força é o pensamento, extrovertido. São cautelosos, prudentes, sábios e perspicazes. Sabem criar boas condições para trabalhar e arrumar as coisas de forma a organizar racionalmente seu trabalho e seu lazer. Sabem como estimular os outros em atividades e empreendimentos para conseguirem o que desejam. Possuem uma excelente erudição.

Um ponto fraco é a ação, introvertida e limitada. Um dos seus problemas é serem extremamente pedantes. Às vezes dão tanta atenção a cada detalhe de determinados trabalhos que este desperdício do tempo e energia pode cansá-los e fazê-los perder o interesse no trabalho. Às vezes podem tornar-se obcecados com a qualidade e o frescor do alimento. Podem também ter gostos e hábitos sedentários.

Sua maior vulnerabilidade é o sentimento, extrovertido e imaturo. Padecem de excesso de ceticismo a respeito de novas idéias e novos projetos, especialmente se exigem muita energia e entusiasmo para seu desenvolvimento. Isto causa certo conservadorismo e passividade quando são envolvidos em tais projetos. Têm tendência a perceber a vida de forma pessimista e a evitar soluções radicais para os problemas que surgem.

Anshares podem ter uma característica postura de ombros caídos. Seus pescoços muitas vezes não são tão bem proporcionados quanto os de outros tipos e suas cabeças parecem se inclinar para frente. Têm um olhar triste como se estivessem prestes a se tornarem vítimas por alguma coisa. Seus lábios geralmente não são muito expressivos nem definidos. Combinados com maçãs do rosto freqüentemente planas, seus narizes um tanto aquilinos dão a falsa impressão de serem grandes.

Enquanto conversam, costumam projetar seus lábios inferiores para frente. Mostram pouco controle de seu maxilar inferior, deixando-o caído. Suas expressões faciais normalmente refletem sabedoria e experiência de vida ou muita tristeza e sofrimento. Embora sejam introvertidos, alguns deles podem comportar-se de maneira muito extrovertida.

Os Anshares com gosto estético mais desenvolvido são elegantes e arrumados. Cuidam bem de suas roupas, que sabem compor e combinar. Quando interagirem com os outros falam suavemente e com discrição, mostrando-se inteligentes e educados. Ao pedir algo a alguém, fazem isso de tal forma que raramente recebem uma negativa.

Os que têm menos gosto estético não ligam para sua aparência. Sua roupa geralmente está velha e gasta e seus calçados em más condições. Ao interagir com o outros podem ser muito ativos, impositivos e às vezes até agressivos. Frequentemente não obedecem as normas da polidez e podem às vezes ser rudes e vulgares, mas este comportamento não costuma durar muito.

Anshares costumam falar em público com uma voz lenta e monótona. Isto pode ter um efeito hipnótico e fazer suas audiências dormirem. São bons em observar contradições em teorias ou opiniões e focalizar a atenção dos outros nisso. Podem predizer de formas visuais e associativas os eventos que se aproximam em curto prazo. Com a observação e as suas próprias experiências podem criar um modelo preciso do comportamento dos outros, permitindo-lhes predizer seus próximos movimentos. Muitas vezes, assombram e interessam as pessoas com esta qualidade. São muito céticos em relação a outros que empreendam novos projetos. Podem jogar água fria no entusiasmo ardente dos outros. Tentam evitar que os outros se entusiasmem, por julgarem as emoções fortes prejudiciais. Cuidam de sua saúde e podem ser muito cuidadosos nesses assuntos. Por exemplo, podem lavar suas mãos com muita frequência. Dão muita atenção à limpeza e à higiene.

Costumam ser ativos em assuntos comerciais e de negócios. São bons para avaliar rapidamente as perspectivas de lucro. Geralmente são relaxados e só empreendem projetos que mostram lucro e retorno consideráveis. Não têm receio de tocar grandes negócios. Geralmente são muito econômicos. Não gostam de dar presentes ou emprestar dinheiro a outros. Por isso, geralmente tentam parecer mais pobres do que realmente são. Porém, quando se trata de gastar dinheiro com eles mesmos, podem ser muito pródigos.

Anshares geralmente trabalham lentamente, dando muita atenção ao detalhe. Em suas atividades mostram uma lógica estrita, que às vezes pode tornar-se muito pedante e escrupulosa.