Arali

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Araligira2.gif
Arali

Nome senzar:
Zahnzin
Nome agartiano:
Ketu
Massa (Terra=1):
1,21
Gravidade (Terra=1):
1,13
Raio da órbita:
2,80 UAs
Período da órbita:
4,6853 anos terrestres
Dia sinódico:
18,40 horas
Ano em dias locais:
2.231,66 dias locais
Diâmetro:
13.168 km
Densidade:
6,0 g/cm³
Temperatura média:
-15 °C
Número de satélites naturais:
3

Arali (em cari), Zahnzin (em senzar) ou Ketu (em agartiano) é um planeta do sistema Shapash, mais distante da estrela que Kishar. É gelado, com 40% de sua superfície coberta por mares de amoníaco e uma densa atmosfera de amônia e metano, com céus mesclados de nuvens brancas e alaranjadas. Visto de Kishar, tem magnitude 0,2, mais brilhante que Saturno visto da Terra. É circundado por brilhantes anéis de gelo e sujeito a forte atividade vulcânica.

Sua órbita tem 419 milhões de km de raio e o período de translação é de 4,7 anos terrestres e o período de rotação é de aproximadamente 18 horas e 24 minutos. A inclinação do eixo é desprezível.

Há três satélites: Lilith, Luluwa e Kalimath. Um quarto satélite existiu no passado, mas desintegrou-se e deu origem aos atuais anéis de Arali.

Panteão

Arali é também o nome da deusa cari da morte, do submundo e das perversões sexuais. Filha de Uanna e amante de Erakal, o deus da guerra, sempre disposto a presenteá-la com novos súditos em troca dos prazeres inenarráveis que ela lhe proporciona.

Arali também é considerada pelos caris como a padroeira do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Rudiá, associada à manipulação da energia sexual, em suas duas polaridades, erótica e tanática.

Astrologia

Arali3b.gif

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Arali é a intuição, introvertida. Sua percepção bem desenvolvida do tempo, tanto em relação a seu futuro quanto a seu passado. Isso lhes permite aprender com seus erros e se sentirem seguros sobre seu futuro, que sempre vêem a uma luz positiva. São pessoas muito românticas, com uma excelente imaginação. Apreciam a beleza na arte e na vida. Sua natureza criativa não pode suportar a monotonia e a regularidade. Aralis trazem sempre um elemento de elegância e originalidade a qualquer situação.

Sua segunda virtude é o sentimento, introvertido. Compreendem bem a disposição dos outros e costumam usar seu senso de humor para animar os amigos, a família e eles mesmos. Possuem uma riqueza de sentimentos que podem aplicar a muitas situações. Dependem muito de suas emoções para guiá-los. Às vezes mostram o fortes sentimentos para com outras pessoas e podem frequentemente idealizar os demais. Criam uma atmosfera de euforia e otimismo onde quer que vão.

Um ponto fraco é a ação, introvertida e limitada. Aralis tendem a ser conduzidos por aspirações elevadas a uma vida fácil. Queixam-se frequentemente de seu estado emocional e físico. Acabam levando pessoas a se cansarem deles e mesmo duvidar de sua honestidade a respeito de seu bem-estar. Às vezes desperdiçam tempo com conversa fiada e sonhos estéreis em vez de atividades realistas.

Sua maior vulnerabilidade é o pensamento, extrovertido e imaturo. Têm dificuldade em se obrigar a fazer tarefas desinteressantes e quotidianas, especialmente se envolvem se envolvem finanças ou economia doméstica. Frequentemente não podem resistir a comprar algo que os atrai, o que às vezes os faz exceder seu orçamento. Às vezes fazem promessas vazias.

Aralis geralmente têm figuras esbeltas, mas os robustos não são tão raros. Seu andar geralmente é gracioso e seguro, porque gostam de mostrar orgulho e amor-próprio. Seus olhos podem ser grandes ou pequenos, mas seguem um padrão característico. Os olhos estreitos dão a impressão de um sorriso, enquanto os largos expressam curiosidade.

Durante a conversação, tendem a manter contato visual e tocar na mão dos interlocutores. Mostram freqüentemente um tímido meio-sorriso quando estão preocupados ou excitados, ou quando alguém chama a atenção dos outros para eles.

Têm senso de harmonia e sabem combinar roupa e acessórios, resultando numa aparência caracteristicamente elegante. Podem parecer vaidosos, tanto os homens quanto as mulheres. Mostram interesse numa ampla gama de coisas incomuns e originais. Gostam muito de jogar conversa fora. Às vezes pode ser difícil para outros prenderem sua atenção durante a interação. Podem inesperadamente interromper uma conversa com um comentário que dá a impressão que não estão acompanhando o assunto. Os outros podem ficar confusos ou perplexos.

Aralis gostam de anedotas ou histórias interessantes ou humorísticas. Freqüentemente lembram e compartilham episódios notáveis de suas próprias vidas. Nas situações em que têm de dar uma resposta freqüentemente adiam o inevitável até o último momento, mesmo se chegaram a uma decisão, escondendo e camuflando sua intenção. Costumam fazer promessas vazias, encontrando sempre desculpas para justificar sua falta da responsabilidade. Gostam que os outros saibam de sua falta de senso prático. Entretanto, têm uma boa intuição para negócios e assuntos comerciais, mostrando grande flexibilidade. Esta qualidade, junto com sua capacidade de escolher representantes confiáveis, ajuda-os a manter um firme controle de posições do poder.

Têm a capacidade de consolar positivamente as pessoas que estão transtornadas ou preocupadas, ajudando-as a olhar ao futuro com otimismo. Com estranhos, comportam-se com tato e galanteria, mostrando educação e boas maneiras. Entretanto, entre amigos e em família, podem ser muito francos e às vezes frívolos. Gostam de mexer com os outros de maneira brincalhona, para criar uma atmosfera sociável e livre de tensões. Em casa, podem ser muito frívolos e caprichosos, mostrando muita teimosia para conseguir o que querem, às vezes criando dramas e cenas. Essas explosões emocionais geralmente são breves e desaparecem sem consequências. Geralmente suas emoções são flexíveis e conscientemente controladas.

Aralis costumam ser pouco econômicos em questões financeiras. Acham difícil reprimir seus caprichos. Isto pode freqüentemente levá-los a dificuldades financeiras e forçá-los a pedir dinheiro se não tiverem reservas suficientes. Gostam de um estilo de vida extravagante e por isso seus desejos frequentemente ultrapassam seus recursos. Mais do que qualquer outro tipo, inclinam-se a se casar por dinheiro em vez de amor. Frequentemente acumulam suas queixas para descarregá-las todas de uma vez na situação apropriada. As pessoas que mostram interesse na sua saúde e bem-estar e escutam seus problemas são muito apreciadas.