Artás

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Artás (arte de Mariana Lopes Fogo)

Zi Akós Artás (de ar, "amor" e tahs, "conquistar" - "conquista-amor" em senzar) é uma jovem quanciós senzar do distrito de Raltlor. Sobrinha de Gensam e prima de Sistu, é também sua noiva em 2702 dFA. De estatura média, tem cabelo liso e negro, pele cor de bronze escuro e é bela, inteligente, esportiva e ágil. Leal, franca, decidida e orgulhosa, é altiva e ambiciosa. Fascinada por poder e status, sonha subir à alta aristocracia do Império Atlante em parceria com o futuro marido, no qual vê um grande mentô em potencial.

{{Revelações sobre o enredo}} Quando Sistu rompe o noivado e deixa Raltlor, Artás decide candidatar-se à vaga de cadete da aldeia em seu lugar, com sucesso. Quando do golpe de Odu Arpá, lidera um levante dos cadetes da academia militar de Atlântis, alia-se aos rebeldes de Sistu contra o novo regime e tem um papel importante na luta. Após a vitória é dispensada pelo governo imperial, alarmado com sua independência e insubordinação, mas é convidada pelo governo revolucionário da Comuna de Atlântis a organizar e liderar sua Guarda Popular. Casa-se depois com Kwonos e tem com ele uma filha, Zantás, e um filho. {{Fim das revelações sobre o enredo}}.

Árvore genealógica de Artás

As cores diferentes representam diferentes gerações. O nome em itálico e a letra A junto ao símbolo do sexo indicam membros da família Akós; nome em letras regulares e a letra T junto ao signo do sexo indicam os integrantes da família Temtés.

Lontlu
T♂
 
Farfá
A♀
Kalked
A♂
 
Kinbó
T♀
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Longon
A♂
 
Keskê
T♀
Sotás
T♂
 
Katkan
A♀
Jariô
T♂
 
Tubé
A♀
Adzi
A♂
 
Ruhen
T♀
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sannó
T♀
Moam
T♂
 
Ziriá
A♀
Gensam
A♂
Kalfis
A♀
 
 
 
 
Hentlam
T♂
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tlamsó
T♀
Sistu
T♂
Artás
A♀
Minnó
A♀