Ninib

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Azzin)
Ninibgira.gif
Ninib

Nome senzar:
Azzin
Nome agartiano:
Sani
Massa (Terra=1):
101,01
Gravidade (Terra=1):
1,50
Raio da órbita:
8,40 UAs
Período da órbita:
24,3455 anos terrestres
Dia sinódico:
6,77 horas
Ano em dias locais:
31.521 dias locais
Diâmetro:
104.538 km
Densidade:
1,0 g/cm³
Temperatura média:
-174 °C
Número de satélites naturais:
28


Ninib (em cari), Azzin (em senzar) ou Sani (em agartiano) é um planeta joviano de cor alaranjada, semelhante a Saturno, mas sem anéis notáveis. Fica a 1,26 bilhão de km de Shapash e tem uma atmosfera de hidrogênio, hélio e metano, sem vida nativa. Visto de Kishar, tem magnitude 0,3, um pouco mais brilhante que Saturno visto da Terra.

Possui oito satélites de tamanho significativo, o maior dos quais, Panigara, é uma bola de gelo com 1.150 km de diâmetro que circunda Ninib a 862 mil km de distância, em nove dias. Há também vinte satélites pequenos.

Panteão

Ninib é também o nome do deus cari dos ciclos agrícolas, do trabalho, do repouso e da boa morte, filho de Kurgal e amante de Belit, embora seja também esposo de Baba.

É considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Asdiá ou necromancia, que lida principalmente com a comunicação com os espíritos dos mortos e sua manipulação.

Astrologia

Ninib1.gif

Na astrologia cari, a maior virtude do tutelado por Ninib é o pensamento, introvertido: excelência no estudo detalhado, meticuloso e cuidadoso de qualquer situação. São pessoas disciplinadas e responsáveis e não gostam de desperdiçar palavras. Aspiram a ter tudo bem organizado em casa e no trabalho. Têm o respeito para com a autoridade e sentem-se perfeitamente confortáveis obedecendo as regras e normas estabelecidas. Não gostam de nenhum tipo de desorganização e irresponsabilidade.

O segundo ponto forte é a ação, extrovertida: são persistentes e perseverantes ao trabalhar para seus objetivos. Sabem bem usar o material de referência de maneira prática. São bons administradores e certificam-se sempre de que seus planos e instruções estão sendo realizados de acordo com suas especificações. Não fazem concessões quando se trata de cumprir seus deveres. São competentes para impor disciplina a outros, especialmente aos que não cumprem seus deveres.

Um ponto fraco é o sentimento, introvertido e limitado. Frequentemente têm dificuldades em manter relações equilibradas e estáveis com pessoas. São dados a repentinas e ásperas mudanças de atitude, num momento são amáveis e delicados, no seguinte rudes e impositivos. Têm também uma tendência parecer descontrolados e mesmo rudes na companhia de pessoas que conhecem bem. Às vezes, podem ser intrometido com seus problemas.

A maior fraqueza é a intuição, extrovertida e imatura: é a insegurança com situações que requerem romper com velhos métodos, especialmente se não há nenhuma prova clara da confiabilidade do novo método. Podem suspeitar de idéias e propostas inesperadas que exijam mudar sua uma maneira de lidar com as coisas. Nestes casos, tornam-se confusos, sobrecarregados e desorientados.

Ninibes costumam ter uma figura muito firme e sólida, especialmente os homens. Mantêm seus pés enraizados no chão, dando a impressão de serem resistentes e seguros. Suas cabeças são firmemente fixadas diretamente em seus ombros e são praticamente imóveis. Seus pescoços parecem inflexíveis, de forma que, quando giram sua cabeça, seus ombros geralmente a seguem. Suas expressões facial são pouco emotivas e mostram grande concentração.

Ninibes homens gostam de usar bigodes. Sua roupa está sempre limpa, passada e arrumada. Seguem estilos rígidos, nunca demasiado berrantes ou extravagantes. É como se os uniformes militares foram projetados especificamente para Ninibes. Tomam muito cuidado com sua aparência e podem criticar os que não fazem isso.

Caminham com suas mãos caídas para os lados. Seus braços mal parecem mover-se e pode parecer que seus cotovelos não têm juntas. Seu andar geralmente é uniforme e rítmico, mas de tempos em tempos podem girar de forma brusca e inesperada, mudando de rumo sem aviso.

Acham fácil interagir com estranhos. Têm muita facilidade para se sentir muito próximos de alguém depois de um contato relativamente breve, considerando que são introvertidos. Costumam dispor de um amplo compêndio de gracejos e anedotas. Os homens costumam usar esse arsenal para seduzir as damas, comportando-se de forma galante e desempenhando com sucesso o papel de cavalheiro. São freqüentemente a vida e a alma das festas. Gostam de cantar com pouco mais do que um violão como acompanhamento, freqüentemente num estilo romântico.

Ninibes tentam sempre ser pontuais e apreciam muito essa qualidade nos outros. Dão grande atenção aos fatos, aos números e à informação técnica. Tentam planejar e calcular tudo em profundidade e até o último detalhe. São muito realistas. Não dão apoio a idéias e teorias não provadas e hesitam em empreender projetos incertos. Acreditam que tudo deve ser preparado com cuidado e precisão.

Ao conversar, frequentemente usam provérbios e lugares-comuns e podem às vezes ser excessivamente educativos e edificantes, a ponto de irritar os outros. Gostam de pôsteres, cartazes, anúncios e outras propagandas impressas. Em meios informais frequentemente se tendem a falar sobre assuntos relacionados a filosofia e moralidade. Podem mostrar um interesse em religião, misticismo e profecias. Estão sempre prontos a compartilhar seu conhecimento com outros e a aconselhar as pessoas com base em suas próprias experiências.

Quando crianças, são muito freqüentemente obedientes, dóceis, responsáveis e respeitosas. Por isso, são muito usados pelos adultos como exemplos para outras crianças. Isto muitas vezes os leva a posições de responsabilidade ainda na escola. Adaptam-se bem às posições do poder e são muito dedicados. No poder, mostram habilidades administrativas e da organização. Exigem o cumprimento exato de suas ordens e são intransigentes nestas questões. Mantêm geralmente uma forte disciplina dentro de organizações. Apreciam e respeitam a autoridade e sempre obedecem à hierarquia.

Ninibes gostam de colecionar material de referência, enciclopédias e dicionários. Nunca admitirão que não sabem algo dentro do campo de sua atividade. Organizam a casa de forma quase militar. Cada artigo deve ter um lugar certo. Cuidam de todas as suas coisas. Podem ficar muito irritados e zangados se alguém mudar ou perturba essa organização ou trata suas coisas de forma imprópria.

Tentam criar ordem e conforto à sua volta. São bons artesãos e sabem fazer pequenos reparos. Geralmente gostam de trabalhar com suas mãos. Não sentem necessidade de muita variedade em sua comida e podem comer a mesma coisa por diversos dias sem nenhum problema, desde que seja de boa qualidade. São inseguros nos relacionamentos. Estão cientes desta incapacidade e em conseqüência suspeitam das pessoas, especial das que não interagem abertamente com eles. Isto pode freqüentemente causar uma paranoia exagerada.