Baba

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Babagira.gif
Baba

Nome senzar:
Vohzin
Nome agartiano:
Kyulli
Massa (Terra=1):
2,94
Gravidade (Terra=1):
1,14
Raio da órbita:
45,94 UAs
Período da órbita:
589,28 anos terrestres
Dia sinódico:
12,52 horas
Ano em dias locais:
412.465 dias locais
Diâmetro:
20.669 km
Densidade:
3,9 g/cm³
Temperatura média:
-239 °C
Número de satélites naturais:
6


Baba (nome cari), Vohzin (nome senzar) ou Kyulli (nome agarti) é um planeta branco, gelado e sem vida, com uma tênue atmosfera de hélio e nitrogênio. Está a 6,9 bilhões de km de Shapash e tem seis satélites naturais. Visto de Kishar, tem magnitude 11,3, de forma que só é visível com telescópios.

Panteão

Baba é também o nome da deusa cari da medicina, da saúde e da cura, esposa de Ninib. Permite a Belit partilhar o leito do marido no outono e inverno, em troca de um acordo pelo qual a deusa rival lhe ensinou o uso medicinal das ervas e da magia.

Astrologia

Baba1.gif

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Baba é a ação, introvertida. O elemento mais forte do seu caráter é sua capacidade de encontrar passatempos que encham sua vida de alegria e felicidade. São insubstituíveis na hora de organizar o lazer e a diversão. Estão em seu elemento criativo quando cercados por beleza, calor humano, boa companhia e boa comida. Sabem realmente apreciar a vida. Preferem passar seu tempo de lazer com amigos, família ou na natureza, mais do que com atividades físicas.

Sua segunda virtude é o sentimento, extrovertido. São pessoas calmas e diplomáticas e sabem evitar confrontos e conflitos. Sabem fazer os outros felizes. Tentam sempre melhorar qualquer situação, transformando o negativo em positivo. Têm paciência para as incapacidades e limitações dos outros. Têm tato e bons modos para tratar com outras pessoas e não gostam de pressioná-las.

Um ponto fraco é a intuição, introvertida e limitada. Falta-lhes visão de futuro. Quando empreendem um projeto, não conseguem avaliar corretamente seu potencial futuro e ficam querendo retorno no curto prazo. Quando se trata de projetos, os Babas também têm uma tendência a confundir seus desejos com a realidade, podendo levar os outros a pensar que não são pessoas sérias.

Sua maior vulnerabilidade é o pensamento, extrovertido e imaturo. Babas não gostam de burocracia e formalidades, preferem tratar as pessoas de maneira informal. Seu principal problema é uma falta de motivação e de capacidade de se esforçar no trabalho, principalmente quando este envolve tarefas pouco interessantes, mas essenciais. Às vezes Babas fazem promessas que não podem manter.

Babas têm uma figura caracteristicamente robusta, gorducha e arredondada. Costumam ter pernas curtas e um andar saltitante, dando a impressão de uma bola de borracha. Seus rostos geralmente são lisos e redondos, sem projeções óbvias. Às vezes têm narizes ligeiramente arrebitados. Os olhos, frequentemente redondos. A linha de suas bocas é às vezes linha irregular. Costumam, em momentos de uma conversação entusiástica, engolir o ar como peixes.

Quando tentam explicar coisas, movem muito as sobrancelhas. Por isso, freqüentemente têm rugas horizontais na testa. Parecem ter o coração mole, mas podem se tornar completamente assertivos, se for preciso. De repente e inesperadamente, sua expressão facial pode mudar de amigável a carrancuda, especialmente quando desejam distância psicológica de alguém. Gostam de dar conselhos em relação a ter iniciativa e força de vontade.

Têm um gosto estético bem desenvolvido. Sua roupa é geralmente elegante, colorida e irradia calor e conforto. Gostam de tocar nas coisas para apreciar suas qualidades físicas. Ao interagir com os outros, tentam manter proximidade. Costumam ser sociáveis, charmosos e amigáveis. Sabem bem como fazer amigos e influenciar pessoas. Preferem interagir de forma democrática, evitando tornar-se o foco das atenções.

Babas geralmente não tentam forçar amizades. Se sentirem que uma pessoa não quer estabelecer contato com eles, não insistem. Geralmente fazem só uma tentativa e se não for bem sucedida, dificilmente tentarão outra vez. Mantêm contato somente com pessoas que acham interessantes. Acham bem difícil interagir com pessoas de que não gostam, mesmo quando isso seria conveniente a seus interesses. Nestas situações, perdem seu magnetismo pessoal e seu discurso pode se tornar ininteligível.

Babas gostam de colecionar e compartilhar notícias e fatos de interesse mútuo. Entretanto, adicionam sempre certo colorido a sua narrativa, esperando torná-la mais interessante. Por isso, raramente contam uma história da mesma maneira duas vezes. Gostam de falar muito tempo sobre o mesmo assunto, especialmente sobre suas experiências recentes. Gostam também de ler uma grande variedade dos jornais.

Não gostam de descarregar seus problemas nos outros. Quando lhes perguntam "como vai?" sempre respondem que vão bem, seja verdade ou não. Não gostam de fazer promessas. Se alguém lhes pede ajuda, respondem: "não posso prometer mas vou tentar..." ou "se puder..." Se não forem capazes de cumprir uma promessa, não param de pedir desculpas até sentirem que foram perdoados.

Adoram experimentar tudo que puderem e se divertirem tanto quanto possível. Gostam de passar o tempo e se distrair com seus amigos, brincando e gracejando. Não gostam de ser o centro das atenções, mas também não gostam de ficar muito longe dos acontecimentos. Seu comportamento pode ser independente e original a ponto de confundir e desnortear as pessoas. Por isso, os outros podem julgá-los frívolos.

Geralmente, só conseguem ser produtivos ao trabalhar para si mesmos. É raro que trabalhem duro de outra forma. Tentam evitar exercícios físicos árduos tanto quanto possível, a menos que façam parte de um esporte que apreciem muito.

Outro padrão de comportamento peculiar a Babas é sua tendência a tentar permanecer no meio-termo. Não ser nem o melhor, nem o pior. Por isso, não gostam de criticar pessoas abertamente e não se envolvem em confrontos. Sempre tentam manter-se bem afastado de patrões e de outras figuras de Conciliadoridade. Não gostam de reuniões de negócio entediantes. Tentam negociações informais, usando somente conhecimentos seguros e confiáveis. Tentam manter relações pacíficas com todos.