Belit

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Belit2.gif
Belit

Nome senzar:
Tuzin, Sizin, Zenzin
Nome agartiano:
Sukra
Massa (Terra=1):
0,88
Gravidade (Terra=1):
1,00
Raio da órbita:
0,80 UAs
Período da órbita:
0,7117 anos terrestres
Dia sinódico:
23 horas
Ano em dias locais:
271,25 dias locais
Diâmetro:
11.975 km
Densidade:
5,8 g/cm³
Temperatura média:
25 °C
Número de satélites naturais:
1

Belit, chamado Tuzin (estrela da manhã), Sizin ou Zenzin (estrela da tarde) em senzar e Sukra em agartiano, é um planeta do sistema Shapash, mais próximo da estrela que Kishar. Visto do espaço, é predominantemente dourado, com algumas manchas azuis perto dos pólos, correspondentes a falhas na camada de nuvens. A excentricidade da órbita e a inclinação do eixo são desprezíveis, de modo que não há estações. Visto de Kishar, sua magnitude absoluta é -4,3, tão brilhante quanto Vênus visto da Terra.

A órbita tem 119 milhões de km de raio médio, período de 259,9 dias terrestres, ou 271 dias locais de 23 horas. Cerca de 85% do planeta é coberto por oceanos e a superfície emersa é de 75 milhões de km², distribuída por um grande continente e muitas ilhas. Devido à influência conjunta de Shapash e do satélite Iskhara, as marés são muito poderosas: cerca de 3,5 vezes mais intensas que as da Terra.

Belit possui uma atmosfera de oxigênio-nitrogênio, com pressão média de 950 milibares e é envolvido por uma camada de nuvens douradas, que refletem mais de 70% da radiação estelar. A maior parte do planeta tem clima tropical.

Iskhara tem 2.990 km de diâmetro e sua distância média de Belit é de 201.721 km, o que lhe dá um diâmetro aparente de 51’, maior que o de Shapash, visto de Belit (40’), mas é raro que a espessa camada de nuvens permita contemplar o satélite com clareza. O período de sua órbita é de 11 dias terrestres e 3 horas, ou 11,6 dias belitanos. Em posições favoráveis, pode ser vista a olho nu de Kishar, com magnitude 1,3 e é chamada pelos agarthianos de Sarasvati.

Panteão

Belit2.jpg

Belit é também o nome da deusa cari da fertilidade, do amor e da sexualidade, irmã de Shapash, filha de Entsu e esposa de Rimmon e Ninib, com os quais vive alternadamente - o primeiro na primavera e verão, o segundo no outono e inverno. Possui um conhecido templo em Ki, onde cada mulher da cidade ir pelo menos uma vez na vida nesse santuário entregar-se a um homem estranho como prostituta. O dinheiro, depois de recebido, é entregue ao templo e dedicado à deusa.

Belit é considerada pelos caris como a padroeira do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Rosdiá, associada à manipulação de folhas, ervas e substâncias da natureza, principalmente (mas não só) com o objetivo de cura. Está associado ao lado mais benignos e menos violentos da sexualidade e da morte, em oposição a Arali.

Astrologia

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Belit é o sentimento, extrovertido. Têm um forte senso de justiça e sabem como defender ativamente seus líderes. Na vida quotidiana são abertos, afáveis, faladores e amigáveis, o que os outros apreciam e respeitam. São muito bons em perceber os problemas e entender os sentimentos das outros pessoas. Não deixam os outros desanimarem e dão ajuda a quem precisa.

O segundo ponto forte é a ação, introvertida. Belites são excelentes anfitriões e bons chefes. Sabem bem entreter e cuidar das pessoas. Tiram o máximo de seu tempo de lazer. Gostam de passeios e excursões. Gostam de passar seu tempo com uma companhia ruidosa e animada, como em jantares festivos. Gostam de fazer os outros felizes.

Um ponto fraco é o pensamento, extrovertido e limitado. Um de seus problemas é desperdiçar energias. Perdem tempo com coisas que não valem a pena. Frequentemente ficam presos em tarefas domésticas. Tentam manter tudo em ordem, mas de vez em quando colecionam coisas amontoadas que se empilham e os sufocam.

Sua maior vulnerabilidade é a intuição, introvertida e imatura. Têm dificuldade de controlar seu tempo. Parecem sempre estar com pressa e frequentemente se atrasam para os encontros. Descobrem tantas coisas necessárias mas pequenas para fazer, que acabam esquecendo as mais importantes. É difícil para eles prever as conseqüências de suas ações. Isto freqüentemente os põe em situações inesperadas.

Têm sempre uma postura ereta e direita e o próprio corpo costuma ser firme e esbelto. É difícil encontrar um Belit com uma figura cheia, especialmente se for homem. Sua figura pode ser também um tanto alongada. Têm uma ampla gama escala de expressões faciais. Ao receber informação lógica, reagem com um olhar de extrema concentração. Os detalhes faciais costumam ser finos mas proporcionais. Gostam de contar histórias em detalhes e de forma emotiva. Alguns dos tópicos preferidos de suas conversações são arte e livros.

Belits mostram uma ampla gama de emoções quando conversam. Suas emoções negativas são muito características. Periodicamente mostram uma indignação que explode sem aviso e se apaga com a mesma rapidez. Suas reações negativas são freqüentemente difíceis de explicar logicamente, pois podem fazer um drama de algo aparentemente sem importância. Ao conversar, dão muita atenção à ética e ao bom comportamento dos outros. Gostam de avaliar eticamente e analisar quem se porta bem e quem se porta mal. Também cuidam para que as normas da polidez sejam obedecidas. Reagem negativamente às pessoas que não obedecem às normas éticas. Por isso, os outros podem às vezes julgá-los briguentos e de convivência difícil. Muitos os acham exigentes e pouco diplomáticos.

Seus movimentos são muito característicos. Ao andar, parecem estar com pressa. Estão indo sempre para algum lugar ou visitando alguém. Parecem muitas vezes sobrecarregados com tarefas que não são assim tão urgentes. Não gostam de ser criticados neste ponto e às vezes podem se ofender.

Cuidam muito bem de sua aparência. Mostram sempre bom gosto nas roupas, certificando-se de que tudo está harmonizado e as cores combinam perfeitamente. Ao escolher a roupa, confiam sempre em seu próprio gosto. Não compram um artigo na moda se não for compatível com seu próprio físico. Usam sempre a roupa certa para a ocasião.

Ao explicar algo, repetem e repetem certos detalhes e perguntam muitas vezes se foram entendidos. Podem facilmente ofender, por que parece que pensam que seu interlocutor é estúpido. Mas não é o caso. Eles se repetem porque nunca estão certos se de terem sido suficientemente claros e lógicos. Gostam de falar sobre pessoas que conhecem. Fazem facilmente novos amigos, por causa de sua sociabilidade e de sua postura amigável. Cobram generosidade dos amigos.

Fazem muitas coisas motivadas por puro entusiasmo, mas sempre se mostram práticos e sagazes nos negócios. Tentam sempre comprar produtos da melhor qualidade. Se estes não atenderem a suas expectativas, não hesitam em se queixar. Os artigos podem ser velhos, mas precisam ser de boa qualidade. Têm um olho excelente para arranjos e pode criar uma atmosfera cordial do nada.

Belits são incrivelmente hospitaleiros. Sempre tentam surpreender seus convidados com algo incomum. Pensam que seus convidados devem ser primeiro alimentados e depois entretidos. Entretanto podem às vezes oferecer comida demais porque têm dificuldades em julgam quanto é o suficiente.

Dão muita atenção à sua saúde e bem estar geral e aos de suas famílias. Ao consultar um médico, querem sempre um diagnóstico exato, para decidir o método da cura por si mesmos. Quando alguém os ajuda em assuntos domésticos, apreciam muito. O fato de alguém os ajudar é mais importante do que o resultado prático.