Cari

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Cari.jpg

O Cari é a língua do povo do mesmo nome, que foi o primeiro de Kishar a desenvolver uma língua escrita e uma civilização e, por muito tempo, foi a potência dominante em seu mundo. Entretanto, seu império entrou em decadência, dividiu-se em reinos rivais e foi pouco a pouco conquistado pelo Império da Atlântida, liderado pelo povo de língua senzar.

Apesar disso, a língua cari, na qual foi registrada a cultura mágica e científica e a sabedoria da antiga civilização continua a ser prestigiosa. Os povos do Império da Atlântida, inclusive os senzares, freqüentemente usam palavras cari para designar conceitos mágicos, científicos ou filosóficos e os textos senzares são pontilhados de caracteres cari para representá-los. Por exemplo, em contextos astronômicos e astrológicos, as palavra Kishar, Shapash, Entsu e Nikkal, de origem cari, que designam seu próprio mundo, seu sol e suas duas luas, são usadas de preferência a seus correspondentes senzares, Temu, Ahd, Ved e Suqua.

Fonética

Consoantes

O cari tem 19 fonemas consonantais:

b p d t th sh z s ts l g k q h m n r v j
/b/ /p/ /d/ /t/ /t'/ /ʃ/ /z/ /s/ /s'/ /l/ /g/ /k/ /k'/ /χ/ /m/ /n/ /r/ /v/ /j/


Bilabial Labio-
dental
Alveolar Pós-
alveolar
Palatal Velar Uvular
Oclusivas p b   t d     k g  
Oclusivas enfáticas     t'     k'  
Nasal m   n        
Fricativa   f s z sh     h
Fricativa enfática     s'        
Vibrante     r        
Lateral     l        
Aproximante   v     j    

Vogais

Há quatro vogais, com duração distintiva:

a, e, i, u, ā, ē, ī, ū

Escrita

O cari é escrito com uma combinação de elementos logográficos e alfabéticos que lembra os hieróglifos egípcios. O mesmo signo, de acordo com o contexto, pode ser interpretado como fonograma, logograma ou ideograma. Existem cerca de 5 mil caracteres.

Morfologia

O cari é uma língua flexiva. Possui dois gêneros (masculino e feminino), que afetam também o pronome da segunda pessoa e as conjugações verbais; três casos para substantivos e adjetivos (nominativo, acusativo e genitivo), três números (singular, dual e plural) e conjugações distintas para os pronomes da primeira, segunda e terceira pessoa.

Sintaxe

A ordem normal da sentença é Sujeito Objeto Verbo (SOV).