Erakal

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Dedzin)
Erakalgira4.gif
Erakal

Nome senzar:
Dedzin
Nome agartiano:
Kugya
Massa (Terra=1):
0,33
Gravidade (Terra=1):
0,69
Raio da órbita:
1,60 UAs
Período da órbita:
2,0239 anos terrestres
Dia sinódico:
24,62 horas
Ano em dias locais:
720,50 dias locais
Diâmetro:
8.806 km
Densidade:
5,5 g/cm³
Temperatura média:
0 °C
Número de satélites naturais:
2

Erakal (nome cari), Dedzin (em senzar) ou Kugya (em agarti) é um planeta do sistema Shapash, mais distante da estrela que Kishar. É árido, com alguns grandes lagos e áreas férteis, em parte obtidas graças a vastos trabalhos de irrigação. A inclinação do eixo é de 22° e as estações são bem definidas. Esse planeta avermelhado fica a uma distância média de 239 milhões de km de Shapash. O período de translação (ano) é de 739 dias terrestres ou 720,5 dias locais, que duram ligeiramente mais que 24 horas. Visto de Kishar, tem magnitude -2,2, comparável a Marte visto da Terra. A atmosfera é semelhante à da Terra, com pressão atmosférica de 1.200 milibares ao nível do mar.

Um sistema de canais traz a água do degelo anual da orla das calotas de neve polares para terras onde a temperatura é mais alta, nas quais vive a maior parte da população. Nessas regiões, a temperatura chega a máximas de 21°C durante o dia, mas cai abaixo de zero à noite. Há poucas nuvens no céu e chuva e neve são fenômenos raríssimos. A área total do planeta é de 240 milhões de km², dos quais cerca de 3% são cobertos por lagos e canais, 4% por calotas polares, 2% por áreas de agricultura intensiva e contínua, 18% por terras irrigadas de agricultura extensiva e sazonal, 8% por reservas ecológicas e 65% por desertos cobertos de uma areia avermelhada brilhante que dá ao planeta sua cor característica.

Há dois pequenos satélites, cujas órbitas são polares (circundam o planeta passando pelos pólos): Ninazu, com 164 km de diâmetro que circunda Erakal em 13 horas e 26 minutos (0,56 dias terrestres) a 22.053 km de seu centro e Namtar, com 212 km de diâmetro, cuja órbita tem 48.879 km de raio e período de 52 horas (2,17 dias terrestres).

Panteão

Erakal1.gif

Erakal é também o nome do deus cari da guerra, da destruição e das epidemias. Amante de Arali, deusa da morte, está sempre disposto a presenteá-la com novos súditos em troca dos prazeres indizíveis que ela lhe proporciona.

Erakal é considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Udiá ou magia marcial, que lida principalmente com técnicas mágicas de combate.

Astrologia

Na astrologia cari, a maior virtude do tutelado por Erakal é o pensamento, extrovertido, a excelente iniciativa em tudo que envolve novos projetos e aventuras. Têm uma mente muito metódica e sabem adaptar para o uso prático toda idéia ou teoria. Não têm tempo para matérias triviais e sem importância, mas são sempre atraídos por alvos e projetos valiosos. Podem ser chamados de pessoas de ação porque não deixam seus planos e objetivos irrealizados. Assimilam com rapidez e facilidade as novas propostas de negócios e tentam sempre levá-las a uma conclusão satisfatória.

Seu segundo ponto forte é a intuição, introvertida: são otimistas e acreditam muito no sucesso de todo projeto que empreendem. Gostam de compartilhar seus planos com os demais. É importante para ele ganharem experiência em muitos campos de atividade diferentes. Os elementos de risco não os detêm, pois são confiantes e se sentem capazes de superar todas as dificuldades.

Um ponto fraco é o sentimento, extrovertido e limitado. Pioneiros podem ter pouco tato ao falar sobre assuntos íntimos e pouca sensibilidade aos sentimentos alheios. Seu humor freqientemente tem duplo sentido. Quando estão em ação podem ser rudes e mostrar maus modos. Gostam de atrair a atenção dos outros para si mesmos.

Sua maior fraqueza é a ação, introvertida e imatura. Acham difícil organizar o quotidiano. Não têm tempo para descansar. Embora tentem sempre manter um estilo de vida saudável, não tomam tanto cuidado quanto deveriam. Frequentemente não dão atenção suficiente à sua aparência e ignoram os conselhos dos outros sobre esse assunto. Não são muito seguros em relação a seus padrões estéticos.

Erakais geralmente têm lábios cheios e um característico sorriso de vendedor. Suas estruturas ósseas lhes dão normalmente figuras quadradas. Muito frequentemente seus rostos são quadrados e a estrutura facial tem muitos pequenos detalhes. Seus olhos constantemente chispam de um lado para o outro, raramente permanecendo em um só objeto por muito tempo. Tendem tipicamente ter um andar saltitante. Quanto mais hiperativos são, mais isso se nota.

Gostam de roupas caras e de boa qualidade, mas podem achar difícil combinar adequadamente seu guarda-roupa, principalmente nos homens. São muito atraídos por combinações brilhantes de cor e podem misturar dois ou três estilos. Entretanto, seu gosto estético geralmente não é muito desenvolvido e por isso não são muito adequados para trabalhos onde a estética é importante. Costumam usar a mesma roupa por longos períodos, dando a impressão de que acabaram de voltar de uma longa viagem e não tiveram tempo de se trocar.

Gostam de fazer gracejos e brincadeiras com os outros. Ao falar sobre sexo (um de seus assuntos favoritos), frequentemente empregam duplos sentidos de maneira humorística. Têm a tendência a envolver seus gracejos com sarcasmo e ironia. Durante a conversação, podem de repente interromper o interlocutor com comentários que o embaraçam, mas que os outros acham muito engraçados. Falam um bocado e com sua capacidade de criar duplos sentidos não são raros entre comediantes.

Acham muito fácil de começar conversações com qualquer um, em qualquer lugar. São muito abertos a novas propostas, mas sempre investigam a praticabilidade de qualquer teoria. Rapidamente dão-se conta do potencial de novas ideias e muitas vezes são os primeiros a aplicá-las na prática. Estão abertos a todas as novidades e tentam sempre usá-las em suas próprias atividades. São muito responsáveis e gostam de estar no comando. Não têm nenhuma dificuldade em dar ordens e gostam muito de dar conselhos.

Erakais são muito entusiásticos quando começam novos projetos e às vezes tornam-se tão exaltados que esquecem tudo o mais. Normalmente começam de baixo e gradualmente abrem seu caminho para coisas maiores. Podem trabalhar muito duro e muito rápido, frequentemente em muitas tarefas ao mesmo tempo. Gostam de aprender e tentar muitas coisas. Não são do tipo de pessoas que acreditam cegamente em fenômenos sobrenaturais. Costumam ser muito curiosos e dinâmicos e frequentemente tentam uma grande variedade de ocupações ao longo de suas vidas. Estão sempre experimentando e às vezes se envolvem em projetos que outros começaram mas não conseguiram terminar.

Na vida quotidiana, podem ser descuidados e facilmente se complicam com problemas. Às vezes podem mesmo mostrar comportamento delinquente, ameaçador e agressivo. São muito irascíveis e costumam tentar resolver seus problemas primeiro com os punhos. São muito otimistas e amam a vida. Em situações perigosas, mobilizam todos seus recursos de forma muito rápida e eficaz. Gostam de viagens e de aventuras, principalmente as que envolvem o amor. Dão também muita atenção a seus físicos.