Tsirban

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Demzin)
Tsirbangira.gif
Tsirban

Nome senzar:
Hadzin
Nome agartiano:
Pragyapati
Massa (Terra=1):
7,99
Gravidade (Terra=1):
1,87
Raio da órbita:
12,80 UAs
Período da órbita:
45,7947 anos terrestres
Dia sinódico:
19,41 horas
Ano em dias locais:
20.676 dias locais
Diâmetro:
26.324 km
Densidade:
5,0 g/cm³
Temperatura média:
-193 °C
Número de satélites naturais:
5

Tsirban (nome cari), Hadzin (nome senzar) ou Pragyapati (nome agarti) é um planeta alaranjado a 1,91 bilhões de km de Shapash, com uma atmosfera de hélio e mares de metano-etano sobre uma crosta de gelo sólido, sob o qual há um oceano de amoníaco. Visto de Kishar, tem magnitude 6,1, o que o torna marginalmente visível a olho nu.

Há dois satélites de tamanho significativo. O maior deles, Shamiram, é uma bola de gelo com 1.250 km de diâmetro que orbita Tsirban em 48 horas, a 134 mil km de seu centro. Há mais três satélites, bem menores.

Panteão

Tsirban é também o nome da deusa cari do xamanismo, da compaixão e dos laços de sangue, esposa de Hegal.

Tsirban é considerada pelos caris como a padroeira do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Hadiá, que lida principalmente com o domínio da energia vital bruta e é identificado por outros povos como uma forma de xamanismo.

Astrologia

Tsirban1.gif

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Tsirban é o sentimento, introvertido. Sua maior virtude é sua capacidade de avaliar eticamente as ações dos outros. Não podem tolerar a injustiça e a maldade nos outros. Têm um forte senso de ética e dever e também apreciam estas qualidades nas outras pessoas. Esperam também que os outros sigam suas consciências e aceitem uma ética. Sabem como manter a atenção das pessoas e encontrar tópicos interessantes da conversação. Raramente erram ao avaliar como outros indivíduos se relacionam com eles.

Outro ponto forte é a ação, extrovertida. São firmes e definitivos, e se for preciso, sabem defender a si mesmos e às suas famílias. São muito aplicados e mantêm sempre suas casas e lugares de trabalho limpos e em ordem. Conseguem seus objetivos com perseverança e coerência sistemática. São diretos e intransigentes ao defender seu ponto da vista ou ao criticar o dos outros. As pessoas respeitam e apreciam os princípios e sua seriedade.

Um ponto fraco é o pensamento, introvertido e limitado. Um dos problemas dos Tsirbans é a pressa em tirar conclusões e tomar decisões. É muito importante para eles que os problemas sejam resolvidos rapidamente e com sucesso assim que surgem. Frequentemente limitam seus contatos apenas a pessoas que eles sentem ser úteis e ao trabalhar em uma equipe preferem manter seu senso de individualidade. Querem aparecer como pessoas lógicas e coerentes.

A maior vulnerabilidade é a intuição, extrovertida e imatura. Têm dificuldade em lidar com situações ambíguas. Nestes casos lhes é difícil manter o autocontrole e a paciência. Têm dificuldade em ver situações incipientes. Seu pensamento frequentemente estereotipado não os ajuda a ter visão de conjunto. São impacientes para com os defeitos das pessoas.

Tsirbans têm uma expressão facial muito característica, geralmente se mostrando vigilantes e prontos para resistir. Às vezes sua expressão facial regular mostra insatisfação, disposição crítica ou mesmo raiva. Quando estão pensando, podem fixar seus olhos num objeto ou numa pessoa por muito. Nestes casos podem mostrar um olhar do perplexidade ao refletir sobre situação em que se encontram.

Podem permanecer na mesma posição por muito tempo. Normalmente têm lábios ligeiramente grossos que mantêm firmemente juntos. Sua estrutura facial é lisa, com uma distintiva falta de maçãs do rosto proeminentes ou pontudas. Podem ter figuras muito esbeltas e alongadas, tanto quanto figuras cheias com ombros grandes e largos. Suas roupas estão sempre arrumadas e freqüentemente são rigidamente elegantes, com um toque de formalidade mesmo quando não estão no trabalho.

Quando se trata de examinar um novo projeto, são críticos e procuram ativamente os maiores defeitos. Tentam analisar a situação lógica e objetivamente, sem envolvimento emocional. Têm um senso de dever muito desenvolvido.

Tsirbans notam as pessoas que não obedecem a normas éticas. Entre amigos, sempre dão suas avaliações éticas das ações das outras pessoas. Sua presença de espírito lhes permite de responder eficazmente a pessoas com línguas afiadas. Gostam de brincar com as pessoas dizendo lhes algo aparentemente sério com uma cara séria. Ficarem a sós com alguém por muito tempo pode fazê-los se sentir desconfortáveis, assim como a presença dos desconhecidos em seus lares.

Sabem defender ativamente a si mesmos e a seus próximos. Quando aceitam a responsabilidade pelo bem-estar de outras pessoas, protegem-nas e defendem seus interesses como se fossem os seus próprios. Quando surge a oportunidade de se vingarem, sabem encontrar o lugar mais desprotegido contra seu ataque.

Tsirbans não lidam bem com situações indefinidas. Podem facilmente entrar em pânico de tanto se preocupar com a situação. Não gostam de esperar eventos iminentes e acumulam tensão à medida que eles se aproximam. Tendem a liberar suas tensões com álcool ou na companhia de amigos íntimos.

Gostam de ordem e limpeza em casa. Raramente fazem arrumações, mas quando as fazem o serviço é completo. Dificilmente podem dormir se sabem que têm tarefas a terminar em seus lares. Não podem simplesmente descansar sem encontrar algo com que se ocuparem. Avaliam o trabalho pela quantidade de energia gasta e não pelo resultado final.