Uanna

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Redirecionado de Ea)
Uannagira2.gif
Uanna

Nome senzar:
Tenzin
Nome agartiano:
Varuna
Massa (Terra=1):
19,98
Gravidade (Terra=1):
1,27
Raio da órbita:
30,03 UAs
Período da órbita:
164,5633 anos terrestres
Dia sinódico:
15,12 horas
Ano em dias locais:
95.375 dias locais
Diâmetro:
50.557 km
Densidade:
1,8 g/cm³
Temperatura média:
-221 °C
Número de satélites naturais:
18

Uanna (nome cari), Tenzin em senzar, Varuna em agarti, é um planeta subjoviano azulado, semelhante a Netuno. Está a 4,49 bilhões de km de Shapash e tem oito satélites naturais de tamanho regular e dez pequenos. Visto de Kishar, tem magnitude 7,8, de forma que só é visível com telescópios.

Panteão

Uanna é também o nome do deus cari das águas, da inteligência e da alquimia, pai de Hegal.

Uanna é considerado pelos caris como o padroeiro do estilo e escola de magia conhecido pelos senzares como Tendiá, associado à alquimia e à transmutação da matéria.

Astrologia

Uanna1.gif

Na astrologia cari, a primeira qualidade do tutelado por Uanna é a intuição, extrovertida. Isto permite que determinem sem falhas as capacidades e os talentos ocultos dos outros, que apontam com precisão e em seguida elogiam. Tentam também ajudar as pessoas a compreender seus problemas pessoais, tentando freqüentemente os ajudar a se sentirem melhor a respeito disso. Suas primeiras impressões sobre as pessoas geralmente são corretas.

Sua segunda força é o sentimento, introvertido, a capacidade de manter cordiais relações de confiança com as pessoas. Seus sentimentos para outros, positivos ou negativos, são igualmente fortes. São diplomatas de alta categoria. Tentam ajudar outros a usarem suas capacidades diplomáticas para encontrar soluções para as freqüentes situações difíceis da vida. Ajudam as pessoas a evitar humilhações e/ou tomar decisões apressadas que mais tarde lamentarão.

Um ponto fraco é a ação, extrovertida e limitada. A força de vontade do Uanna não é tão forte quanto devia. São incapazes de se forçar a fazer trabalhos repetitivos e cansativos, assim como a manter o autocontrole em certas circunstâncias. Podem se tornar inesperadamente agressivos ou pressionar os outro sem boas razões. É extremamente difícil para eles dar atenção a detalhes, trabalhar em lugares confinados ou superlotados e respeitar a autoridade e a hierarquia.

Sua maior vulnerabilidade é o pensamento, introvertido e imaturo. Não é fácil para eles separar o principal do secundário. Freqüentemente não refletem o suficiente sobre a priorização de suas tarefas. Por isso, estão sempre se afogando num mar de trabalho interminável. É também difícil para eles planejar coisas para conseguir objetivos dentro dos períodos de tempo alocados. Podem ficar insatisfeitos com a vida e física e psicologicamente desgastados.

Uannas são ou altos e quietos (mesmo sendo extrovertidos) ou baixos e corpulentos. Os últimos são mais móveis e enérgicos e seu andar é rápido e errático. Costumam caminhar com os pés separados. Os esbeltos têm freqüentemente um olhar ardiloso. Às vezes, quando estão inativos, seu rosto tem um olhar atônito.

Geralmente têm os narizes proporcionais e retos. Os corpulentos têm rostos cheios e, muito frequentemente, um sorriso agradável. Sua estrutura facial é redonda com bordas suaves. Parecem sempre estar de bom humor. Gostam de se divertir, rir e gracejar. Podem também ter olhos brilhantes que combinam muito bem com sua disposição alegre. Dão muita atenção àsua aparência.

A escolha da roupa e dos acessórios é muito característica, especialmente nas mulheres. Negligenciam frequentemente alguma peça do seu vestuário, o que pode dar um tom romântico e liberado a seu estilo. Sempre se vestem de modo teatral.

Os homens, com seus modos charmosos, corteses e afáveis, são muito bem-sucedidos quando se trata de conquistar os corações do sexo oposto. As mulheres, por brincadeira, às vezes exageraram sem se dar conta, provocando uma forte resposta dos homens. Quando vêem os homens levar seu comportamento a sério, podem tentar parar. Se isto for insuficiente, podem recorrer à ação física.

Geralmente são muito emotivos e espontâneos durante as interações. Sabem como encontrar uma maneira especial de lidar com quase qualquer um. Sentem-se muito confortáveis ao falar e são interlocutores talentosos. Costumam ajudar as pessoas a saírem de situações difíceis. Seus conselhos normalmente se baseiam na ética. Costumam ser otimistas e não é incomum para eles transmitir esse otimismo aos outros.

Dão o mínimo possível de atenção aos detalhes. Isto é interpretado frequentemente por outro como superficialidade. Esta peculiaridade lhes permite engolir montes de informação sem mastigar. Depois de absorver a camada mais atraente e superficial de uma esfera de interesses, podem se entediar e começar a procurar outros interesses. Mudam frequentemente de interesses. Onde quer que vão, têm uma capacidade característica de criar um círculo de amigos e conhecidos e de estar no centro da atenção. Respeitam e preservam as opiniões do círculo, participando ativamente da sua defesa e promoção.

São rápidos para se mobilizar em situações extremas. No meio do caos e do pânico, são capazes de assumir o controle da situação se não houver mais ninguém disponível ou disposto. Entretanto, na vida quotidiana, costumam ser muito desorganizados e não lidam bem com as matérias rotineiras. Também não têm bom desempenho para lidar com documentos.

Uannas são muito sociáveis e buscam uma vida fácil. São muito dependentes de seus desejos. Não se preocupam com gastar uma grande quantidade de dinheiro só para atendê-los. São também atraídos para aventura, improvisação e ações não planejadas.