Incesto

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Revisão de 19h00min de 27 de setembro de 2015 por Ictoon (discussão | contribs)

O incesto (gahdlau, "relação sexual na família", no sentido mais brando e geral) é considerado pelos senzares como um dos crimes mais graves, ao lado do assassinato e do estupro e abaixo apenas dos crimes de traição ao Império. "Incestuoso" (gahdlauzahr) e suas variantes estão entre os piores insultos da língua senzar, mas pior ainda é "filho de incesto" (gahdlauci) e o mais ofensivo insulto possível - capaz de justificar até um assassinato - é "filho de incesto de irmão com irmã" (dahrihndlauci).

Como em todos os crimes, há gradações. O mais grave é o incesto entre irmãos (dahrihndlau), categoria que inclui meios-irmãos, irmãos adotivos e primos paralelos. Em segundo grau, vem os incestos entre pais e filhos ou entre tios e sobrinhos em primeiro grau (cidlau). Em terceiro grau, o gahdlau propriamente dito, o incesto com qualquer pessoa que tenha "recebido o mesmo nome de família" (pertence à mesma gah, família ou subdivisão de clã) ou tenha "crescido sob o mesmo teto", incluindo todos os graus de parentes de sangue ou adotivos (mas não servos e escravos), nascidos ou criados na mesma galó.

Conforme as circunstâncias e a critério da jum, a punição para o incesto de primeiro grau entre adultos podem ser das mais severas possíveis para ambos os envolvidos, podendo chegar à redução a varciós. Quando a relação envolve estupro, a pena para o culpado é agravada (possivelmente com a transformação em soan ou outra que a jum julgue adequada) e a vítima é geralmente entregue a uma família de outra província para ser adotada, o que é visto como uma maneira de minimizar sua desonra. Crianças nascidas de incesto em primeiro grau são consideradas abominações e imediatamente sacrificadas a Guindon, como geralmente se faz com recém-nascidos com defeitos físicos graves. Se sua condição é descoberta depois de crescidos, podem ser reduzidos a varciós.

Como única e notável exceção, o clã imperial Xar é isento do tabu do incesto e na verdade se exige que Imperador e Imperatriz sejam dahr e ihn. As atitudes em relação ao incesto são diferentes entre outros povos de Atlântida, cujas leis admitem que cada povo seja julgado de acordo com seus próprios costumes.