Mudanças entre as edições de "Kishar"

De Crônicas de Atlântida - Wiki
(Satélites)
Linha 11: Linha 11:
 
== Satélites ==  
 
== Satélites ==  
  
O planeta possui dois satélites naturais.  
+
O planeta possui dois satélites naturais, [[Sin]] (chamado Ved em senzar), mais branco e brilhante do que a Lua da Terra e com aproximadamente o mesmo tamanho aparente (pois é menor e mais próxima), e [[Ninagal]] (chamado Suquá em senzar), menor, mais distante e de cor avermelhada, com cerca da metade do tamanho aparente da primeira.
  
O primeiro é chamado de Sin em cari e de Ved em senzar. Desprovido de atmosfera, é muito branco e brilhante devido a sua superfície coberta de óxidos de cálcio, titânio e alumínio. Tem 2.330 km de diâmetro, 1/205 da massa da Terra e gravidade de 0,14 g. Sua órbita tem período de 14 dias de Kishar e raio de 238.600 km. Sin mantém sempre a mesma face voltada para Kishar e seu diâmetro aparente é de 32’, semelhante ao de Shamash. Visto de Kishar, sua magnitude chega a -15,1 em sua fase cheia – sete vezes mais brilhante que a Lua cheia vista da Terra.
+
== Marés ==
  
O segundo é chamado de Ninagal em cari e de Suquá em senzar. Também desprovido de atmosfera, é de cor avermelhada devido à superfície coberta de óxidos de ferro, de forma que lança uma suave luz rosada sobre Kishar quando está na fase cheia e Sin não está no céu. Tem 1.861 km de diâmetro, massa equivalente a 1/400 da Terra e gravidade de 0,12 g. Sua órbita tem um raio de 378.600 km e um período de 28 dias de Kishar ou 42 dias locais. Seu diâmetro aparente é de 17’, metade de Shamash. Vista de Kishar, sua magnitude é de -11,6 na fase cheia, ou 37% do brilho da Lua cheia vista da Terra.
+
Devido à presença dos dois grandes satélites, as marés em Kishar são 65% vezes mais intensas que as da Terra, devido à presença de duas grandes luas. A influência de Ninagal sobre as marés é comparável à de [[Shamash]] (ou do Sol na Terra) e a de Sin é cerca de 50% maior que a da Lua da Terra.
 
 
Devido à presença dos dois grandes satélites, as marés em Kishar são 65% vezes mais intensas que as da Terra, devido à presença de duas grandes luas. A influência de Ninagal sobre as marés é comparável à de Shamash (ou do Sol na Terra) e a de Sin é cerca de 50% maior que a da Lua da Terra.
 
  
 
[[Category: Astronomia]]
 
[[Category: Astronomia]]

Edição das 13h33min de 23 de julho de 2009

Kishar, na lingua cari, ou Temu, na língua senzar, é o mundo em que se passam as Crônicas de Atlântida. É um planeta extremamente semelhante à Terra, com cerca de 70% de sua superfície coberta por oceanos, o que deixa 150 milhões de km² de áreas emersas, na maior parte habitáveis.

Esse planeta azul fica a uma distância média de 148 milhões de km de seu sol, chamado Shamash em cari e Ad em senzar. O período de translação (ano) é de 360 dias terrestres ou 360,09 dias locais, que duram ligeiramente menos que 24 horas (26 segundos menos). A atmosfera é semelhante à da Terra, com pressão atmosférica de 1.030 milibares ao nível do mar.

A inclinação do eixo é de 23°, o que dá lugar a estações bem definidas nas zonas frias e temperadas. O ano local é geralmente dividido em 12 meses de 30 dias, com um dia extra a cada onze anos.

Biosfera

A ecosfera é extremamente diversificada. Além de uma inúmeras espécies de plantas e de animais, alguns dos quais de tamanho espantoso, possui uma grande variedade de espécies inteligentes.

Satélites

O planeta possui dois satélites naturais, Sin (chamado Ved em senzar), mais branco e brilhante do que a Lua da Terra e com aproximadamente o mesmo tamanho aparente (pois é menor e mais próxima), e Ninagal (chamado Suquá em senzar), menor, mais distante e de cor avermelhada, com cerca da metade do tamanho aparente da primeira.

Marés

Devido à presença dos dois grandes satélites, as marés em Kishar são 65% vezes mais intensas que as da Terra, devido à presença de duas grandes luas. A influência de Ninagal sobre as marés é comparável à de Shamash (ou do Sol na Terra) e a de Sin é cerca de 50% maior que a da Lua da Terra.