Nuciós

De Crônicas de Atlântida - Wiki
Revisão de 22h15min de 1 de agosto de 2009 por Ictoon (discussão | contribs) (Nova página: '''Nuciós''' é um estatuto servilco m relativa dignidade. Um atlante livre pode ser reduzido a esse estatuto se for incapaz de pagar suas dívidas ou se for vendido pelos pais antes ...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Nuciós é um estatuto servilco m relativa dignidade. Um atlante livre pode ser reduzido a esse estatuto se for incapaz de pagar suas dívidas ou se for vendido pelos pais antes de atingir a maioridade. Também há os que se vendem voluntariamente em busca da segurança que não conseguiram encontrar como cidadãos livres e há os rarcios (escravos) que são elevados a essa condição a título de recompensa, ou cujo senhor lhes permitiu comprar esse estatuto. O filho de mãe nuciós é também nuciós.

Um nuciós está a serviço do seu senhor por tempo integral e não tem direito a outra remuneração além de alojamento, roupas e alimentação, mas não pode ser submetido a castigos cruéis ou indignidades, nem forçado a executar serviços alheios à sua qualificação. Pode ser degradado a rarciós (escravo) se tentar fugir ou cometer uma ofensa grave ao senhor ou à sua família, mas apenas com ordem de um juiz. Tem direito a formar família e possuir bens (mas não seus próprios servos e escravos, mesmo que tenha dinheiro para comprá-los) e frequentemente recebe algum pagamento de seu senhor a título de incentivo, mas não pode vender seus serviços a terceiros. Eventualmente, pode comprar a própria liberdade, ou de sua família.

As crianças não são obrigadas a trabalhar antes dos sete anos e devem receber quatro anos de educação; caso mostrem aptidão acima da média, são alforriadas pelo Estado, que indeniza seu senhor. São tipicamente serviçais domésticos de certa qualificação, tais como guardas pessoais, caseiros, lacaios, cozinheiros, concubinas, mordomos, governantas e amas. O nuciós pode ser dado ou vendido, mas apenas junto com pais, cônjuge e filhos, se tiver família. Devido às limitações do poder do senhor sobre os nuciós, estes costumam valer no mercado a metade de um rarciós ou varciós com as mesmas qualificações, mas poucos senhores confiariam em servidores de estatutos mais baixos para serviços de alguma responsabilidade.