Mudanças entre as edições de "Zenjoguê"

De Crônicas de Atlântida - Wiki
 
(14 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O '''zenjoguê''' é um jogo de tabuleiro popular em Atlântida, análogo ao xadrez, com tabuleiro de cem casas e 22 peças para cada jogador – seis lanceiros, quatro senzés, duas bigas, dois arqueiros, duas amazonas, dois granadeiros, dois elefantes, um feiticeiro e um rei.
+
[[Imagem:Zenjogue.png|thumb|right|250px|Tabuleiro de zenjoguê]]
 +
O '''zenjoguê''' (''zenjohgeh'', na grafia própria) é um jogo de tabuleiro popular em Atlântida, análogo ao xadrez, com tabuleiro de cem casas e 22 peças para cada jogador – três [[razés]], três [[cenzés]], dois [[cabzés]], dois [[vozés]], dois [[tenzés]], duas [[leguezés]], um [[cabguezé]], uma biga, um gigante, um [[draco]], uma catapulta, um [[elefante]], um feiticeiro e um [[mentô]].
 +
 
 +
Um dos jogadores usa peças vermelhas (que jogam primeiro) e o outro, as brancas. O jogo, muito popular entre a elite atlante - inclusive como forma de ensinar noções de estratégia a seus guerreiros - originalmente representava o enfrentamento entre o [[Império Atlante]] (vermelhos) e o desaparecido [[Império Cari]] (branco). Atualmente, é interpretado mais como um enfrentamento entre atlantes e [[agartis]].
 +
 
 +
O jogo é às vezes praticados em estádios, com guerreiros de verdade representando as peças do jogo - mas as “mortes” são simuladas.
  
 
[[Category: Jogos]]
 
[[Category: Jogos]]

Edição atual tal como às 18h01min de 31 de dezembro de 2009

Tabuleiro de zenjoguê

O zenjoguê (zenjohgeh, na grafia própria) é um jogo de tabuleiro popular em Atlântida, análogo ao xadrez, com tabuleiro de cem casas e 22 peças para cada jogador – três razés, três cenzés, dois cabzés, dois vozés, dois tenzés, duas leguezés, um cabguezé, uma biga, um gigante, um draco, uma catapulta, um elefante, um feiticeiro e um mentô.

Um dos jogadores usa peças vermelhas (que jogam primeiro) e o outro, as brancas. O jogo, muito popular entre a elite atlante - inclusive como forma de ensinar noções de estratégia a seus guerreiros - originalmente representava o enfrentamento entre o Império Atlante (vermelhos) e o desaparecido Império Cari (branco). Atualmente, é interpretado mais como um enfrentamento entre atlantes e agartis.

O jogo é às vezes praticados em estádios, com guerreiros de verdade representando as peças do jogo - mas as “mortes” são simuladas.