Página principal

Terod

De Wiki - Crônicas de Atlântida

Terod, "lei da terra", em senzar, foi o conjunto das leis e costumes que vigoraram entre os senzares nos primórdios de sua história, antes da queda da dinastia Quar e subsequente triunfo dos deuses da humanidade e da Ralrod.

Os termos exatos da Terod perderam-se na lenda e nas controvérsias políticas e religiosas, visto que tanto os defensores da Ralrod quanto os da Zanrod alegaram ter restaurado sua essência. Segundo as teses hoje mais aceitas entre os historiadores atlantes (geralmente partidários da Zanrod), baseava-se na ampla autonomia dos clãs, que eram proprietários das terras e tinham o poder de decidir sobre todos os seus negócios internos e de julgar e punir seus integrantes. As chefias regionais eram eleitas por consenso entre os chefes de clãs e seu papel era principalmente mediar e arbitrar disputas entre os clãs. O próprio Imperador era essencialmente o líder militar de uma aliança entre clãs, com poderes muito limitados em tempo de paz.

Leis e costumes variavam significativamente de clã para clã, tornando a sociedade senzar mais pluralista do que veio a ser na época da Ralrod. Embora as normas dos clãs fossem teoricamente rígidas, chefes e sacerdotes, na prática, abriam frequentes exceções e a acredita-se que a cultura era mais aberta a influências de fora, principalmente dos tlavatlis, mas até dos inimigos caris.

Ferramentas pessoais
TOOLBOX
LANGUAGES
Acessos