Página principal

Zanrod

De Wiki - Crônicas de Atlântida

Zanrod, "nova lei" é o conjunto das leis, costumes e cultos que Atlântida difundiu pelo Império Atlante, principalmente quando contrastada com a Ralrod, a "velha lei" dos senzares, vigente no antigo Império Senzar até sua anexação em 2602. O termo tinha originalmente um tom pejorativo, pois rahl em senzar significa velho ou antigo com a conotação de "original", "experiente" e "autêntico", mas continuou a ser usado mesmo depois que a nova ordem, aceita por Dotlás, Karmó e demais deuses venerados pelos antigos, foi imposta aos antigos domínios senzares de Muté e Tersenté. A nova ordem dirige o culto oficial a Varjá, Muxan e seu séquito, mas aceita outros cultos, inclusive estrangeiros, contanto que não perturbem a ordem pública. Seus defensores afirmam que ela restaura, em espírito, a Terod dos primeiros senzares, mais flexível e plural do que a Ralrod.

Historicamente, a Zanrod é o resultado da abertura da Ralrod (uma cultura austera de coletivismo estatal, hostil a influências estrangeiras) dos conquistadores senzares de Rutá à influência do mercantilismo e do gosto pelo luxo dos caris que haviam dominado a ilha, da cultura alegre, flexível e sensual dos tlavatlis e da tradição de especialização e orgulhosa autonomia dos trabalhadores dengus. Conserva os costumes típicos dos senzares quanto a culto, casamento e herança, permitindo que outros povos sigam os seus próprios. Regras de endogamia e exogamia são aplicadas com mais flexibilidade e casamentos interétnicos são aceitos.

Em linhas gerais, a Zanrod dá um grande papel ao comércio e ao dinheiro de um lado e ao trabalho e organização por guildas por outro: essas forças atualmente dominam a maior parte da vida, economia e política das cidades, enquanto os remanescentes do coletivismo estatal e da organização por clãs ainda se mostram no regime de propriedade da terra e influenciam a política e a distribuição da produção, principalmente nas zonas rurais.

A nova ordem é tolerante para com a diversidade e pluralidade de crenças e costumes e procura integrar os costumes de povos não-senzares, em vez de reprimi-los ou desprezá-los, com o Casal Imperial, inspirado por Atlás e Quaxar, como árbitro dos eventuais conflitos. Valoriza ideias e produtos de interesse que venham de estrangeiros e absorveu na língua falada e escrita, ainda basicamente senzar, muitos termos e caracteres de origem cari. Súditos não-senzares têm direitos iguais em praticamente todos os aspectos e podem atingir altos cargos. Os papéis masculinos e femininos são mais flexíveis: ainda há funções e profissões tidas como tipicamente masculinas ou femininas, mas exceções são encontradas em toda parte: há mulheres no exército e homens na justiça, por exemplo.

Ferramentas pessoais
TOOLBOX
LANGUAGES
Acessos