Página principal

Kishar

De Meu Wiki

425
Kishar

Nome senzar:
Temu
Nome agartiano:
Bhumi
Massa (Terra=1):
0,92
Gravidade (Terra=1):
0,99
Raio da órbita:
0,99 UAs
Período da órbita:
0,9856 anos terrestres
Dia sinódico:
23,99 horas
Ano em dias locais:
360,09 dias locais
Diâmetro:
12.790 km
Densidade:
5,7 g/cm³
Temperatura média:
16 °C
Número de satélites naturais:
2


Kishar, na lingua cari, Temu, na língua senzar, ou Bhumi, em agartiano, é o mundo em que se passam as Crônicas de Atlântida. É um planeta extremamente semelhante à Terra, com cerca de 68% de sua superfície, 348,9 milhões de km², coberta por oceanos, o que deixa 32% ou 163,9 milhões de km² de áreas emersas, na maior parte habitáveis.

Esse planeta azul fica a uma distância média de 148 milhões de km de seu sol, chamado Shapash em cari e Ad em senzar. O período de translação (ano) é de 360 dias terrestres ou 360,09 dias locais, que duram ligeiramente menos que 24 horas (26 segundos menos). A atmosfera é semelhante à da Terra, com pressão atmosférica de 1.030 milibares ao nível do mar.

A inclinação do eixo é de 23°, o que dá lugar a estações bem definidas nas zonas frias e temperadas. O ano local é geralmente dividido em 12 meses de 30 dias, com um dia extra a cada onze anos.

Tabela de conteúdo

Biosfera

Planeta Kishar ou Temu: continentes, principais ilhas e principais cidades
Planeta Kishar ou Temu: continentes, principais ilhas e principais cidades

A população total é de dois bilhões de seres inteligentes, 86% dos quais (1,72 bilhão) pertencem à espécie Kisharanthropus sapiens ou ans. Seguem-se em importância numérica os Kisharanthropus pygmaeus ou ziaans (150 milhões, ou 7,5%) e os Kisharanthropus gigas (50 milhões, ou 2,5%). Existem também os Kisharanthropus pumilio ou dlus, os Kisharanthropus sylvanus ou cins, as Kisharanthropus gorgona ou gorgós, os Ptenodraco ou dracos, os Hydrodraco ou dragões e as Kisharophoenix ou fênices, além de soans e outras espécies menos conhecidas.

A ecosfera é extremamente diversificada. Além de uma inúmeras espécies de plantas e de animais, alguns dos quais de tamanho espantoso, possui uma grande variedade de espécies inteligentes.

Satélites

O planeta possui dois satélites naturais, Entsu (chamado Ved em senzar), mais branco e brilhante do que a Lua da Terra e com aproximadamente o mesmo tamanho aparente (pois é menor e mais próxima), e Nikkal (chamado Suquá em senzar), menor, mais distante e de cor avermelhada, com cerca da metade do tamanho aparente da primeira.

Marés

Devido à presença dos dois grandes satélites, as marés em Kishar são 65% vezes mais intensas que as da Terra, devido à presença de duas grandes luas. A influência de Nikkal sobre as marés é comparável à de Shapash (ou do Sol na Terra) e a de Entsu é cerca de 50% maior que a da Lua da Terra.

Panteão

Kishar é também o nome da deusa cari do solo e do planeta Kishar, esposa de Anshar, com quem foi mãe de Kurgal, Nintu, Baba, Nuru, Shadi e Entsu e de Uanna, com quem teve Nikkal, Hegal e Tsirban.

Ferramentas pessoais
TOOLBOX
LANGUAGES
Acessos