Página principal

Raanismo

De Wiki - Crônicas de Atlântida

(Redirecionado de Raanistas)

Raanismo é a doutrina dos seguidores de Raan e de seus filhos Pasfad e Guindon, que romperam com a maioria dos demais deuses senzares após os conflitos que marcaram o fim da primeira dinastia do Império Senzar.

Para seus adeptos, Raan é o deus supremo por natureza e os demais deuses não passam de usurpadores que, mais cedo ou mais tarde, terão de se submeter e admitir que Raan é o mais poderoso, não por acidente, mas por expressar a realidade da vida e do universo: a lei do mais forte. Tudo o mais é hipocrisia e insinceridade. Cada um deve encontrar seu lugar na hierarquia natural, como suserano ou vassalo, senhor ou escravo. Guerras, revoluções e desafios à autoridade não são desgraças a se lamentar, mas parte da ordem natural: são indispensáveis para testar a real força dos indivíduos e sua adequação a seu lugar na hierarquia, derrubar os que ocupam lugares desmerecidos e permitir a ascensão dos mais fortes. Servir a um senhor, mesmo como escravo, é honroso na medida em que esse for de fato um indivíduo superior. Em tempos de paz relativa, o raanismo favorece um sistema de governo do tipo feudal.

O raanismo teve caráter oficial em partes do Império Senzar durante as guerras civis do fim da dinastia Quar (100 aFA - 98 dFA) e durante a dinastia Rió (1595-1727), permanecendo o restante do tempo como culto clandestino ou apenas tolerado, dependendo da conjuntura política e do caráter do Casal Imperial reinante. A maior parte dos soberanos e das elites atlantes o julgaram perigoso à autoridade, mas muitos aristocratas são fascinados por suas ideias e alguns comandantes militares o seguem e mesmo o encorajam em segredo, pois oficiais e guerreiros adeptos de Raan são tidos como os mais bravos e competentes em batalha. Alguns não-humanos e minorias também são atraídos porque o raanismo julga o indivíduo mais importante que a raça. Atualmente, é tolerado pelo Império como culto privado, se praticado com discrição.

Ferramentas pessoais
TOOLBOX
LANGUAGES
Acessos